Guarapuava Duas apreensões de carvão sendo transportado de maneira ilegal foram realizadas no fim de semana. A primeira delas ocorreu na sexta-feira (29), perto da meia noite. A equipe da Polícia Ambiental de Guarapuava, em patrulhamento pela BR 277 próximo a entrada do aeroporto da cidade, abordou um caminhão que transportava aproximadamente 50 metros cúbicos de carvão (mdc) sem o devido documento de origem florestal (DOF).
Tanto o caminhão como o carvão foram apreendidos, sendo que o segundo foi doado para a Acopecc (Associação Centro Oeste do Paraná de Estudo e Combate ao Câncer). A multa aplicada, de acordo com o artigo 47 do Decreto Federal nº 6.514/2008, foi de R$ 300 por mdc, chegando, nesse caso específico, a 15 mil reais.
A outra apreensão aconteceu no sábado, por volta das 15 horas. Em patrulhamento pela Rua Borba Gato no bairro Alto Cascavel na cidade de Guarapuava, a equipe da Polícia Ambiental abordou outro caminhão, transportando aproximadamente 30 mdc sem o DOF. Tanto o caminhão como o carvão foram apreendidos, sendo que o segundo foi doado para o Albergue Noturno Frederico Ozanam. Nesse caso, a multa foi de 9 mil reais.
Além dela, os responsáveis pelo transporte do carvão – ou qualquer outro produto de origem vegetal sem a documentação pertinente – responderão ainda penalmente pelo art. 46 da Lei Federal 9605/1998 (Lei de Crimes Ambientais), podendo receber a pena de detenção de seis meses a um ano.
Com informações do 16º Batalhão de Polícia Militar (BPM)
Foto: divulgação