22/08/2023
Educação

Governo assegura volta às aulas com vaga garantida aos estudantes do PR

imagem-13121

Da redação – Todos os estudantes da rede pública estadual têm vaga assegurada nas escolas do Paraná. A informação foi dada pela secretária estadual da Educação, Yvelise Arco-Verde, em entrevista coletiva na tarde de ontem (2) em Curitiba. Ela deu um panorama da educação pública paranaense e avaliou os avanços e dificuldades pontuais que podem ocorrer em determinadas regiões do estado.

A secretária informou que há escolas estaduais servindo de abrigo para famílias em alguns municípios que sofreram com o excesso de chuvas, por isso há a possibilidade de o início das aulas ser adiado nesses locais. “Estamos trabalhando junto com a defesa civil dos municípios afetados pelas chuvas ou queda de pontes”, explicou. Entre os municípios atingidos estão Londrina, Ortigueira, Jaguariaíva, Ibaiti, Siqueira Campos, Guapirama, Pinhalão, Tomazina e Sengés.

Yvelise Arco-Verde contextualizou o cenário da administração da educação pública paranaense com base em quatro grandes eixos: gestão educacional, infraestrutura, valorização dos profissionais da educação e práticas pedagógicas. Segundo ela, é a articulação desses eixos e a vontade política que colocam a educação do Paraná entre as melhores do país. “Eles são a base de referência para o desenvolvimento das nossas ações”, ressaltou.

O crescimento populacional na região metropolitana de Curitiba está afetando a distribuição de vagas na rede estadual de ensino.“Há cidades que tiveram uma explosão demográfica nos últimos anos, como é o caso de Colombo, e para que os alunos não fiquem sem aula, tivemos que apresentar soluções imediatas”, disse.

A locação de espaços, as ampliações, a construção de novas escolas e o transporte escolar são algumas das alternativas apresentadas pela Seed para enfrentar a questão. “Ainda assim, com raríssimas exceções e em caráter temporário, algumas escolas terão que ofertar turno intermediário”, informou a secretária.

Apesar de todos os alunos terem a vaga garantida, podem haver casos de estudantes serem indicados para outras escolas da vizinhança. Há pais que tem interesse em matricular seus filhos em determinadas escolas que já estão na sua capacidade máxima. “Em casos excepcionais, a Superintendência de Desenvolvimento Educacional avaliará a possibilidade de transferência do estudante”, afirmou o superintendente Luciano Mewes.

O superintendente de Desenvolvimento Educacional Luciano Mewes, lembrou ainda que, de 2003 a 2009, foram investidos mais de R$ 570 milhões em infraestrutura na rede pública estadual. Foram construídas 71 unidades novas e cerca de 450 quadras esportivas cobertas. No momento, são mais de 370 obras sendo executadas, entre reformas, ampliações e novas escolas.

Gestão democrática

A participação da família e da comunidade nos processos tomados pela escola pública é um direito garantido, uma vez que um dos princípios reafirmados pela Secretaria da Educação é o da gestão democrática. “Cabe a cada um dos pais a responsabilidade de acompanhar não apenas o filho, mas também as ações realizadas pela escola”, ressalta a secretária.

Uma das formas de participação da comunidade é por meio do Conselho Escolar, órgão responsável por coordenar a gestão escolar. O Conselho realiza o planejamento, o acompanhamento, o controle e a avaliação das principais ações da escola tanto no campo pedagógico, como administrativo e financeiro. Participam do conselho representantes eleitos de professores, funcionários, alunos e pais.

Os cuidados com a saúde pública não foram esquecidos na volta às aulas. “Os cuidados para evitar a transmissão do vírus da Influenza A H1N1 (Gripe A) serão mantidos nas escolas públicas. As orientações de prevenção e higiene serão reforçadas”, informou a superintendente da Educação Alayde Digiovanni.

Outra medida adotada, em atendimento à recomendação da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), será o aumento de dias nas férias escolares de inverno que estão previstas para o período de 19 de julho a 15 de agosto.

Também haverá a realização da campanha para envolver a comunidade escolar na prevenção e combate ao mosquito transmissor da dengue. A ideia é fazer com que os alunos levem informações aprendidas nas escolas para suas famílias, influenciando na mudança de comportamento. A Seed já realiza a campanha há três anos em parceria com a Sesa.

A Secretaria da Educação coloca à disposição da comunidade o telefone
0800 – 416322 para orientações e dúvidas sobre o início do ano letivo nas escolas estaduais.

Fonte: Agência Estadual de Notícias

Foto: a secretária estadual da Educação, Yvelise Arco-Verde, em entrevista coletiva na tarde de ontem (divulgação)

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.