22/08/2023



Cotidiano

Acidente em Guarapuava tira vida do presidente da Unicafes

imagem-13178

Foi registrado às 6 horas da manhã de hoje, na BR-277, na saída para Guarapuava um acidente envolvendo lideranças do setor cooperativo do Sudoeste.

Ademir Dallazen, de 42 anos, presidente da União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária da Paraná foi vítima fatal. Além dele ainda estava no veículo Alcedir Mazzutti, assessor de Dallazen e Lindomar Schimitz, presidente da Cooperativa Iguaçu de Prestação de Serviços, os quais foram conduzidos ao Hospital Santa Tereza, de Guarapuava, um em estado grave e outro com ferimentos leves.

Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal, os três estavam em um veículo Gol, placas AKZ-1740, de Curitiba, que era conduzido por Alcedir Mazzutti e colidiu na traseira de um caminhão Fiat 120, placas AEW-8430, de Pinhão. O motorista, Ari de Oliveira Soares, e os outros três ocupantes do caminhão saíram ilesos do acidente.

Alcedir, Lindomar e Dallazen , ocupantes do Gol, todos ligados à agricultura familiar, retornavam de um congresso de discussão do cooperativismo rural, realizado em Brasília. Eles haviam pernoitado em Gurapuava e seguiam para o Sudoeste.

Dallazen foi um dos maiores líderes da agricultura familiar do estado. Sempre esteve ligado à luta pela terra, iniciando sua trajetória de vida como acampado, depois militando no Movimento do Sem Terra, até conquistar um pedaço de chão no Assentamento Missões, em Francisco Beltrão, onde residia com a família. Ademir também já foi presidente da Assessoar, atuou no movimento sindical e foi diretor da Cresol. À frente da Unicafes, sua atuação lhe rende elogios do companheiro de lutas e presidente da Central Cresol Baser, Vanderlei Ziger. “No Paraná nós temos uma das Unicafes mais bem organizadas do Brasil”, afirma. “Ele sempre teve um bom respaldo nos movimentos sociais que atuou; sempre muito crítico, sabia lidar com conflitos, foi um grande mediador”, acrescenta Ziger.

Vanderlei também esteve em Brasília participando do encontro em que estavam as lideranças que sofreram o acidente. Era para ele voltar junto com o grupo, mas voltou um dia antes para cumprir compromissos em Curitiba e para ele, tudo ainda está meio confuso após a perda do companheiro. “A gente ainda não se tocou. Parece que não é verdade. Será difícil preencher a ausência que esse acidente nos trouxe, mesmo que haja outros nomes, ninguém poderá substituir o jeito simples e batalhador do Dallazen”, diz Vanderlei. “Ele teve sua vida voltada às lutas sociais do campo”, completa.

O deputado Assis do Couto (PT), grande incentivador da agricultura familiar, apoiador da Unicafes e amigo pessoal de Dallazen já foi a Guarapuava a fim de obter informações mais precisas e prestar assistência necessária.

Fonte: aquisudoeste.com.br

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo