22/08/2023
Educação Guarapuava

Seminário de Educação Não-Formal tem início na Guairacá

imagem-132245

Da Redação, com Comunicação e Marketing Guairacá

Guarapuava – Nessa segunda (24), teve início na Faculdade Guairacá o ‘Seminário de Educação Não-Formal: Além dos muros escolares’. O encontro tem como proposta aprofundar a compreensão da educação não-formal como prática social que se desenrola para além da escola.

Para dar início ao evento, a professora Jaqueline Puquevis de Souza, do Colegiado de Psicologia da Faculdade Guairacá, falou sobre o importante trabalho desenvolvido no Patronato Unicentro. O programa atende cidadãos que tiveram algum conflito com a lei, oferecendo espaços e projetos para que eles tenham oportunidades de reconstruir suas vidas. “Por meio da aplicação de projetos socioeducativos, o Patronato leva os egressos do sistema prisional a refletir sobre suas atitudes. Acreditamos que esse trabalho possui uma efetividade muito maior do que apenas enclausurar”, disse a professora, que trabalha no programa como orientadora na parte da psicologia.

Joice Tesseroli Fadel é egressa de Pedagogia da Guairacá e esteve presente no seminário para contar sua experiência no Patronato. “O Brasil tem a 4ª maior população carcerária do mundo. Esse dado mostra que nosso sistema prisional é falho e só piora a situação do indivíduo na sociedade. Nessa questão, posso afirmar que o Patronato transformou minha visão como pedagoga, me fazendo refletir sobre a responsabilidade que temos na formação de cidadãos, desde a escola”.

A professora e pedagoga Bianca Raquel Garcia Pereira, coordenadora administrativa das Clínicas Integradas Guairacá, fechou as discussões da noite, destacando a importância do pedagogo em espaços não-formais, principalmente em ambientes hospitalares.

Bianca explicou que a pedagogia hospitalar chegou ao Brasil por volta de 1950, mas começou a ser discutida somente depois de 2003, por meio da campanha ‘Humaniza SUS’ promovida pelo Ministério da Saúde, com o objetivo de integrar funcionários, usuários e gestores, preconizando um atendimento que vise o bem-estar físico, social e emocional dos clientes. A professora afirmou que hoje essa é uma área em plena expansão. “A pedagogia hospitalar é um ramo da educação que proporciona à criança e ao adolescente hospitalizado uma recuperação consistente através de atividades lúdicas, pedagógicas e recreativas. O papel do pedagogo nesse ambiente hospitalar é muito maior do que podemos dimensionar”.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.