Da Redação
Guarapuava – Os servidores da Companhia de Serviços Urbanos de Guarapuava (Surg) param as atividades nesta sexta (28), em adesão à greve nacional. A informação é do Sindicato dos Trabalhadores em Urbanização do Paraná (Sindiurbano). A adesão se estende a todo o Paraná.
A decisão ocorreu em assembleia realizada no fim da tarde de segunda (24), por ampla maioria dos trabalhadores presentes.
A Surg é uma empresa de economia mista de administração indireta da prefeitura de Guarapuava. Com a greve geral, estarão paralisadas as atividades de coleta de lixo. varrição de ruas, limpeza e conservação de parques e praças, administração, fiscalização e orientação de trânsito e, estacionamento regulamentado. Paralisam também, as obras de asfalto que estão em andamento, entre outras obras.
Ao decidirem pela greve geral, os urbanitários se juntam a várias outras categorias, sindicatos, centrais sindicais e movimentos sociais que irão paralisar suas atividades no Brasil inteiro. No Paraná, estarão em greve, entre outras categorias, os bancários engenheiros servidores públicos municipais, entre eles, guardas municipais, professores, funcionários de escolas e creches, servidores da saúde, jornalistas, motoristas e cobradores de ônibus, metalúrgicos, petroleiros e petroquímicos, trabalhadores do comércio, professores e funcionários de escolas estaduais e particulares. Além disso, se juntam à greve geral, os trabalhadores do campo.