Da Redação
Guarapuava – A essência do movimento Hip-Hop é uma das principais atrações do Dia do Trabalhador, nesta segunda (1º), a partir das 13h, no Parque do Lago, em Guarapuava. A produção é do Jeferson Pelé e Rodriguinho (Magia das Ruas), com apoio do vereador Samuca.
A pista de skate será o palco para demonstrações de música, dança, artes plásticas e poesia.
São os campeonatos Skate Contest e Gorpa Style Breakers que se unem para mostrar que o corpo não tem limites.
Se o break representa o corpo por meio da dança, além da arte é também uma manifestação politica. Criada pelos porto-riquenhos, como forma de expor a insatisfação com a política e a guerra do Vietnam, porém, foi entre as gangues de Nova Iorque, que final da década de 60, o break se alastrou pelo mundo afora.
O potencial acrobático também se faz presente no skate, ou o "surf do asfalto". A modalidade foi criada na Califórnia, e a partir de 2020, nas Olimpíadas do Japão, se torna esporte olímpico.
Outra arte estará expressa no Parque do Lago, pelas mãos do grafiteiro Mauricio Oliver. É o Graffiti Container, onde a arte plástica será mostrada em desenhos coloridos, nesse meio de comunicação alternativo. Vestígios mostram que o grafite já esteve presente desde o Império Romano, porém, na idade contemporânea, surgiu em Nova York, na década de 70.
O público que comparecer na pista de skate do Parque do Lago poderá curtir ainda a Batalha do Gueto, um desafio de rappers e MCs apresentado pelo Gorpa Gangue.
Ah! E por falar em rap, vale lembrar que esse estilo une essência e poesia e que assim como os demais ícones do Hip-Hop, nasceu para mostrar a indignação do jovem da periferia com o sistema que o oprime.