Da Redação, com Agência Brasil
Teerã – Os centros de votação abriram as portas nesta sexta (19) no Irã, para a realização das eleições presidenciais, transformadas em um duelo entre o atual governante, o moderado Hassan Rohani, e o clérigo conservador Ebrahim Raisi. A informação é da Agência EFE.
Mais de 56 milhões de iranianos podem participar das eleições, que também têm como candidatos os ex-ministros Mostafa Mir-Salim e Mostafa Hashemitaba.
A votação começou às 8h (horário local, 0h30 de Brasília) nos 63 mil colégios eleitorais em todo o país, e se prolongará durante todo o dia.
É comum no Irã que as votações se encerrem no fim da noite para favorecer a participação dos eleitores.
Em seguida, terá início a contagem dos votos e o anúncio dos resultados, que será gradual, apesar de o Ministério do Interior ter informado anteriormente que ocorreria ao mesmo tempo.
A expectativa é que as eleições sejam definidas no primeiro turno, mas no caso de nenhum candidato conquistar 50% + 1 dos votos, o segundo turno será realizado no prazo de uma semana.
O ambiente está bastante polarizado entre os cidadãos que apoiam a reeleição de Rohani e maior abertura, e os que preferem as promessas de criação de emprego do conservador Raisi.
Simultaneamente às eleições presidenciais, os iranianos escolherão 126 mil representantes para os conselhos municipais, que se encarregam da supervisão do governo local e a eleição do prefeito de cada cidade, entre outras funções.