Da Redação com Secom
Guarapuava – Nesta quinta (18), foi realizada no auditório da Faculdade Guairacá, uma Mesa Redonda para discutir sobre o 18 de Maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. O evento foi uma parceria da Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente e a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social e reuniu diversas autoridades e profissionais locais.
“Precisamos reforçar sempre e em todos os lugares sobre as situações de abuso e exploração sexual. Em Guarapuava, realizamos campanhas socioeducativas, e por meio delas, conseguimos conversar com a população e fazer alertas. Hoje pudemos discutir o assunto e incentivar para que mais pessoas façam parte desta união de forças que combater esse grande problema da sociedade”, destacou o secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Ari Bona.
Além da mesa redonda intitulada “Violência e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes – Visão Multiprofissional”, os participantes também participaram da exibição de vídeos e dinâmicas. “A violência sexual acontece através do abuso ou da exploração, que afetam o desenvolvimento físico, psicológico e social da criança e do adolescente”, ressaltou o promotor de Justiça, doutor Juliano Marcondes Paganini, afirmando que as denúncias podem ser feitas pelo disque 100.
Também participaram do evento a Delegada da Mulher de Guarapuava, doutora Amanda Macedo Ribeiro; o psicólogo Cristiano Carneiro, do SAIJ (Serviço Auxiliar da Infância e Juventude); a psicóloga Luciane Sékula, do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência); a psicóloga do SAE (Serviço de Atendimento Especializado), Priscila Ferreira Fortini e a conselheira Tutelar do Polo II, Viviane Maria Padilha. “Durante todo o mês de maio o tema permanecerá sendo abordado em outras ações e atividades por toda a cidade”, finalizou o secretário Ari.