Da Redação
Guarapuava – Ainda está em tempo. Se você encontrar um livro na rua, sobre o capô de um carro, num banco do Calçadão ou numa mesa de bar, pode levar para ler em casa sem peso algum na consciência. Afinal, o livro que está ali não foi esquecido por alguém, mas deixado de propósito para que outra pessoa o achasse e tivesse a oportunidade de ler. Um bilhete acompanha a doação.
Assim como muitas pessoas, a RSN também saiu às ruas de Guarapuava espalhando livros. Isso porque hoje, 25 de junho é o Dia de Esquecer um livro, projeto que nasceu nos Estados Unidos, com o conceito do BookCrossing, um movimento cultural que visa incentivar a leitura. Os adeptos do movimento deixam livros em locais públicos para serem 'encontrados' por outras pessoas, que lerão e os 'esquecerão' em um novo local.
Em Guarapuava, porém, a reação de algumas pessoas observadas pela RSN é uma demonstração que o guarapuavano não tem o hábito da leitura e desconhecem o movimento. “Ei moça, você esqueceu o livro ali na mesa”, disse Mariana de Oliveira, ao ver o livro “esquecido” sobre o capô de um veículo na Rua XV de Novembro. A reação de Patrícia Ferreira não foi diferente. Porém, quando soube da intenção, perguntou: “Não dá pra você esquecer aqui dentro da minha bolsa”? Já Felipe Luan Schneider, pegou o livro e deixou no banco. “Eu não tenho tempo para ficar lendo”, afirmou.
Embora ainda de forma tímida, nas redes sociais alguns internautas incentivaram a doação.