Da Redação
Guarapuava – A formatura de cerca de 2,1 mil alunos de Guarapuava, cidade e interior, no Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD), tem um significado muito especial, e em dose dupla. A solenidade está acontecendo durante esta terça (30), no Pahy Centro de Convenções e Eventos. A animação ficou por conta de uma banda comsposta por policiais militares.
Se por um lado é mais uma legião de crianças, adolescentes e pais, que se engaja na luta contra todos os tipos de drogas, lícita e ilícitas, por outro, marca a despedida do sargento Antônio Carlos de Oliveira, da Polícia Militar. Após 35 anos de trabalho na Corporação, dos quais, 17 anos dedicados ao Proerd, o policial se aposenta.
“Não significa que deixarei de acompanhar e de apoiar o trabalho dos colegas, mas estarei aposentado”. Durante os anos dedicados ao programa, o sargento orientou aproximadamente 22 mil estudantes. “Você acaba criando laços de amizade e acompanha a transformação das famílias pela orientação dos filhos”. O sargento cita como exemplo, pais que deixaram de fumar pela influência dos filhos, orientados pelo Proerd.
Embora o programa tenha como foco principal o combate às drogas, a mudança de comportamento dos alunos também é trabalhada. “Acaba contribuindo para que os alunos aprendam a controlar os comportamentos violentos e tenham a consciência da importância de fazer as escolhas certas para as suas vidas”.
O Proerd é a adaptação brasileira do programa norte-americano Drug Abuse Resistence Education – D.A.R.E., surgido em 1983. No Brasil, o programa foi implantado em 1992, pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro.
O Programa é tido hoje como o melhor em prevenção primária, tendo bons resultados comprovados por pesquisas em todos os países onde são desenvolvidos.
O programa é desenvolvido nas escolas de 1º a 4º anos por policiais militares treinados e preparados para desenvolver o lúdico, e através de metodologia especialmente voltada para crianças, o policial passa a mensagem de valorização à vida e à importância de manter-se longe das drogas. Após quatro meses de curso as crianças recebem o certificado, ocasião que prestam o compromisso de manterem-se afastados e longe das drogas.
Em Guarapuava, alunos que se destacaram escrevendo os melhores conteúdos sobre o tema, receberam medalhas de Honra ao Mérito e boinas pretas, entregues por policiais e pelo comandante do 16º BPM, Erich Wagner Osternack.