Da Redação, com assessoria
Guarapuava – Os pesquisadores guarapuavanos Luan Cezar Grofoski e Carlos Henrique Gonçalves Luz estiveram no XVI Encontro Paranaense de Educação Ambiental, realizado na Universidade Federal do Paraná, em Curitiba. Ambos apresentaram o minicurso intitulado ‘Trilhas Noturnas: uma proposta inerente à educação ambiental em unidades de conservação’.
A atividade contou com 20 inscritos, entre eles estavam acadêmicos de Oceanografia, Ciências Biológicas e profissionais de universidades, institutos, unidades de conservação e zoológicos de diversos Estados do país, que puderam conhecer quais são os desafios encontrados para planejar uma trilha noturna.
“O minicurso foi muito enriquecedor e proveitoso para mim, pois tenho no planejamento da unidade de conservação a qual trabalho, o início de uma atividade que utiliza o ambiente noturno. Os portões do parque estarão sempre abertos para os meninos desenvolverem novas pesquisas”, comenta Leliana Aparecida Casagrande Luiz, diretora do Parque Estadual Mata dos Godoy, localizado em Londrina.
Para Luan, o sentimento é de missão cumprida. “Sem dúvidas foi uma experiência muito gratificante estarmos falando de um projeto que idealizamos em Guarapuava, e nisso ministrando um minicurso num evento tão importante relacionado à educação ambiental, nos sentimos realizados ao saber que a atividade foi de grande valia à todo o público. Sabemos que, como pesquisadores, estamos no caminho certo”
Carlos define como um momento muito importante em sua vida. “É incrível ministrar uma atividade para pessoas de diversas áreas relacionadas ao meio ambiente, considero como um momento impar na minha vida, pois estou muito feliz por tudo que está acontecendo. Pretendemos continuar ampliando o horizonte na área da educação ambiental almejando parcerias e projetos”.
Os pesquisadores que tiveram apoio da empresa guarapuavana de consultoria LL Ambiental, também apresentaram no evento um resumo expandido (já disponível para consulta no site do evento) intitulado como “A idealização da Trilha da Lua Cheia no Parque Municipal das Araucárias, em Guarapuava”, que relata a experiência sobre a primeira trilha noturna realizada na unidade de conservação guarapuavana.
NOVAS PERSPECTIVAS
A atividade de trilhas noturnas teve seu início na unidade de conservação Parque Municipal das Araucárias, de Guarapuava, sendo a principio um projeto de estágio de Luan Grofoski para conclusão do Técnico em Meio Ambiente cursado no Colégio Estadual Carneiro Martins. Atualmente, Luan (Técnico Ambiental e acadêmico de Ciências Biológicas) e Carlos (Biólogo e pós-graduando em Análise Ambiental – UNIVALI), já alçam novos rumos por meio do projeto Na Mata. “Nosso projeto, o Na Mata, já possuí uma parceria firmada com a Fundação do Meio Ambiente de Itajaí (FAMAI), dentro deste projeto temos os subprojetos, onde as trilhas noturnas estão inseridas, daremos todo suporte à FAMAI, inclusive já temos data marcada para realização da primeira edição da trilha noturna no município de Itajaí”, finaliza Carlos.