Da Redação
Guarapuava – O dia começa muito cedo para dona Margarida Guinap. A produtora rural que vive no distrito de Guairacá, interior de Guarapuava, acorda, literalmente, quando o galo canta. Afinal, ela divide com o marido a responsabilidade de alimentar 400 galinhas. As aves garantem ao casal uma média diária de 390 ovos. Essa produção é levada até a Cooperativa dos Pequenos Produtores, a Coamicro, localizada no Jordão. Lá, os ovos são embalados e vendidos.
A produção que começou com 100 aves doadas pelo projeto Vida Rural, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Agricultura, aumenta a renda do casal. O lucro mensal de dona Margarida é de R$ 1.300 e ela não tem muito trabalho para isso. “É muito tranquilo, eu coloco ração pela manhã e durante o dia dou um pouco de pasto também, tem dias que eu consigo fazer tudo sozinha sem precisar de ajuda”.
Para o técnico José Aurizonas Rocha, o projeto de avicultura caseira é uma ótima alternativa para quem mora no interior. “Além de ser um trabalho leve, o ovo caipira tem muita procura no mercado”.
Para diversificar a propriedade da agricultura familiar, a administração municipal comprou 7.080 aves, que foram distribuídas entre 78 famílias. São produzidas mais de 60 mil dúzias por ano, o que movimenta mais de R$ 500 por ano mil na economia municipal.
“Nós conhecemos o projeto em uma reunião na Secretaria e nos interessamos. Hoje é uma fonte de renda muito boa porque não precisamos trabalhar como empregados. Tudo que conseguimos é com o dinheiro produzido na nossa propriedade e fica para a gente”, diz dona Margarida.
O veterinário visita a propriedade mensalmente para avaliar a condição das galinhas, que são alimentadas com pasto e ração. O profissional também ajuda a manter o galinheiro adequado às normas da Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento.
Criado em 2013, o Programa Vida Rural, visa suprir as necessidades dos produtores rurais, dando condições para que esses permaneçam no campo. Além de galinheiros, também são elaborados outros projetos envolvendo habitação rural, regularização latifundiária e assistência técnica. “Nosso objetivo é garantir que os pequenos produtores permaneçam no campo, e isso só é possível oferecendo oportunidades de renda e qualidade de vida. O programa vida rural é um exemplo de como conseguimos melhorar a vida das pessoas do campo com iniciativas de sucesso”, completou o secretário de Agricultura e Turismo, Itacir Vezzaro, que também é o vice-prefeito de Guarapuava.