22/08/2023
Política

Álvaro tenta “melar” reunião do Diretório, mas PSDB consegue liminar

imagem-13532

Guarapuava – A intenção do senador Alvaro Dias (PSDB) de “melar” a reunião do Diretório Regional do PSDB, nesta segunda-feira (22), que indicará o pré-candidato do partido ao governo do estado, caiu por terra. O juiz da 21ª Vara Cível de Curitiba, Rogério de Assis, negou o pedido de liminar pretendido pelos advogados do tucano. Em seu despacho, o magistrado afirmou que “a intervenção do judiciário nesta reunião seria uma afronta à autonomia partidária e à própria democracia”.Com isso, o prefeito de Curitiba, Beto Richa, deve ser o escolhido, já que detém a simpatia da maioria dos membros do diretório.
De acordo com o vereador tucano Professor Galdino, um dos entusiastas da indicação de Richa, a intenção de Alvaro Dias em tentar obstruir um encontro legítimo prova mais uma vez que o projeto do senador é essencialmente pessoal e não obedece aos ritos partidários.
“Se Alvaro fosse um membro do PSDB, como ele se proclama, não estaria adotando medidas judiciais para impedir uma reunião que ele mesmo endossou em encontros anteriores”, afirmou o vereador.
Galdino lembrou ainda que o mesmo Alvaro, em reunião da Executiva Estadual, no dia 18 de janeiro, havia concordado em referendar o candidato do PSDB ao governo em 8 de fevereiro, já com o colégio eleitoral ampliado, mas também voltou atrás, ao afirmar ao senador Sérgio Guerra, presidente nacional do PSDB, que estava sendo “pressionado”.
A Executiva Estadual do PSDB decidiu, então, adiar novamente a reunião e marcou-a para o dia 22, em caráter irrevogável. De acordo com o deputado estadual e presidente do PSDB do Paraná, Valdir Rossoni, neste encontro será discutida a homologação do nome do indicado, em caso de acordo entre os dois postulantes, ou a votação simples. “Ainda esperamos um entendimento entre Richa e Alvaro para unificar e fortalecer o partido”, afirmou Rossoni.
O dirigente negou qualquer negociação do PSDB com o PMDB e disse que as conversas sobre alianças com outros partidos só terão início a partir da definição do indicado do partido à Convenção Estadual, que se realizará no mês de junho.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo