Da Redação
Guarapuava – A internacionalização das universidades estaduais do Paraná organizadas na Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público (APISP) e a ideia de alavancar projetos macros trouxe a Guarapuava reitores e representantes de quatro das oito universidades paraguaias. Juntas, elas compõem a Associação das Universidades Públicas do Paraguai (AUPP).
De acordo com o chefe de gabinete da Unicentro, professor Marcio Fernandes, já existem projetos envolvendo as instituições dos dois países, mas são intercâmbios isolados. “Essa aproximação entre as duas identidades vai permitir o desenvolvimento de projetos maiores”, observa. Um encontro inicial já aconteceu em abril, na Ciudad Del Este, quando ficou acordado que uma comissão técnica paraguaia viria ao Paraná. Durante a semana, o reitor da Universidad Nacional de Canyunjú (Unican), Mariano Pacher, Hermenegildo Cohene (Universidad Nacional de Itapua – Encarnacion), Silvero José (Universidad Nacional de Assunción) e Edgar Ferrea (Universidad Nacional de Concepcion/UNC) visitaram a Unioeste (Cascavel), UEL (Londrina), UEM (Maringá) e a Unicentro (Guarapuava).
Em entrevista à RSN, Pacher disse que alunos paraguaios já fizeram mestrado na Unicentro. “Mas a intenção é de que mais alunos possam vir também”. Segundo o reitor paraguaio, a ideia dessa ampliação começou na área de Comunicação e se estendeu para outras áreas de conhecimento. O interesse do país vizinho é, principalmente, no manejo sustentável da água, a melhoria de recursos humanos nas instituições paraguaias. “Queremos criar vínculos, pois temos necessidade de fortalecer as nossas universidades públicas e o Paraná também. E esta é uma grande oportunidade para que possamos contar com pesquisadores dessa região e vice-versa. O mesmo acontece com os estudantes”, disse Edgar Ferrera, que também é jornalista e advogado.
Projetos sociais também interessam às instituições paraguaias. “Uma série de parcerias estão se iniciando com esta nossa visita”, afirmou Silvero José.
A receptividade dos reitores paranaenses chamou a atenção dos visitantes. “Em todas as universidades que estivemos fomos muito bem recebidos e estendemos a nossa gratidão. Esperamos retribuir a cortesia”, disse Hermenegildo Cohene.