22/08/2023




Brasil Política

Christiane Yared critica indiferença das autoridades em relação aos acidentes de trânsito

imagem-135701

Da Redação, com assessoria

Brasília – A deputada federal Christiane Yared (PR-PR) criticou a indiferença das autoridades com os crescentes casos de morte no trânsito do país. A declaração foi dada durante a sessão ordinária da Câmara, no início da noite dessa terça (13), após uma questão de ordem solicitada pela parlamentar.

“Eu preciso entender o que ocorre, porque quando temos uma única morte no Rio de Janeiro, e por febre amarela, o ministro da Saúde já está aqui presente para falar sobre o assunto, o que é extremamente louvável. O problema é que nós temos 200 mortes diárias no trânsito brasileiro e nada é feito”, desabafou.

Segundo a parlamentar, há recursos parados que poderiam ser aplicados em campanhas educativas, mas há pouca disposição em reverter o quadro de acidentes com vítimas nas ruas das cidades brasileiras. “Nós temos um dinheiro do Funset [Fundo Nacional de Segurança e Educação no Trânsito] preso, contingenciado e nós não conseguimos levar educação de trânsito para a população brasileira”, continuou.

Yared lembrou que a cada 10 minutos, o trânsito no Brasil deixa um sequelado. “Nós, legisladores, precisamos levar essa causa aos patamares necessários. É preciso fechar as brechas para que a punição realmente chegue. Nós parlamentares precisamos acordar para a realidade brasileira de uma guerra onde não há vencedores. É preciso que algo seja feito urgentemente”, discursou a parlamentar paranaense.

PONTUALIDADE NO PLENÁRIO

A deputada federal paranaense aproveitou a presença em plenário nesta terça (13) para cobrar ainda do comando da Casa mais rigor no controle das votações e do andamento das pautas da Câmara dos Deputados.

Yared conta que atendeu convocação para participar da sessão da Câmara, que estava marcada para às 17h, mas que acabou não sendo realizada. “Eu estava aqui no plenário, registrei minha presença e aguardei. E igual muitos deputados que estavam, nós queremos mais respeito. Não é possível que o sistema da Casa não consiga fazer que nós tenhamos a oportunidade de estar aqui e participar das sessões”, cobrou. Tradicionalmente, terça feira é um dos dias de maior movimentação em Brasília.

A deputada paranaense alertou ainda que o cancelamento das sessões têm ocorrido com frequência, prejudicando o trabalho dos parlamentares. “Fica meu pedido para o presidente da casa que observe isso. Os deputados têm suas agendas que precisam ser cumpridas em cada Estado”, observou Yared.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo