Da Redação
Guarapuava – Os estudantes João Vitor Pires, egresso do Colégio Ana Vanda Bassara e Thiago Marcelino, do Colégio Visconde de Guarapuava, são medalhistas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Ao todo, na última edição, os paranaenses conquistaram 429 medalhas, sendo 45 de ouro, 117 de prata e 267 de bronze, além de 3.066 menções honrosas. Os guarapuavanos conquistaram prata e bronze, respectivamente.
A entrega das medalhas de prata, bronze e menções honrosas foi dividida por regionais no Estado. A secretária de Estado da Educação, professora Ana Seres, ressaltou o empenho coletivo dos estudantes e professores para os bons resultados dos alunos paranaenses. “Esse é um momento de reconhecimento do esforço coletivo dos estudantes, professores e pais que participaram ativamente na preparação para alcançamos esse resultado, que vem melhorando a cada edição”.
O Paraná foi representado por estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. O coordenador regional da Olimpíada, Yuan Jin Yun, destacou o crescimento de alunos participantes. “A participação dos alunos serve como motivação para todos que trabalham com a OBMEP e também como estímulo para a dedicação aos estudos”, lembrou Yun.
OPORTUNIDADE
Além das medalhas, os alunos vencedores ainda podem participar do Programa de Iniciação Científica (PIC) em universidades e todos os participantes podem ter acesso aos cursos gratuitos de matemática ofertados pelos Pólos Olímpicos de Treinamento (POT).
A Olimpíada Brasileira de Matemática tem como objetivo estimular e promover o estudo da matemática, contribuir para melhorar a qualidade do ensino da disciplina, identificar talentos e reconhecer o trabalho de professores e escolas, além de contribuir para a interação e troca de conhecimentos entre escolas e universidades.
PRESENÇAS
A premiação em Curitiba no último dia 12 contou com a presença do deputado federal Alex Canziani, representantes da Secretaria Municipal de Educação de Curitiba, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), do Programa de Iniciação Científica (PIC), professores, diretores, pais e demais familiares.