Da Redação, com assessoria
Guarapuava – O professor Claudio Cesar de Andrade lotado no Departamento de Filosofia da Unicentro será o novo presidente da Academia de Letras, Artes e Ciências de Guarapuava (ALAC) no biênio 2018/2019, em substituição ao ex-prefeito e escritor Nivaldo Passos Kruger. Junto com ele estará o médico Gilberto Saciloto também eleito como vice-presidente.
No mesmo processo eleitoral ocorrido no último sábado (08), foram escolhidos os membros do Conselho Consultivo: Maria Magdalena Nerone, Murilo Walter Teixeira e Rita Camargo Caldas. Para o Conselho Fiscal, Luci Zempulski Jorgensen, José de Paula Bessa e Alcioly Gruber de Abreu. Caberá agora ao presidente e vice-presidente definirem a diretoria burocrática.
NOVA MISSÃO
Um dos maiores objetivos de nova gestão, segundo Claudio Cesar de Andrade, será aumentar e consolidar a representatividade da entidade em questões que dizem respeito à cultura, artes e ciência em âmbito local. Há o desejo de participar do debate público com recomendações às instâncias locais.
Segundo o novo presidente, outra grande tarefa será o de fazer da Academia um espaço pró-ativo. “Se conseguirmos sensibilizar alguns de nossos acadêmicos (membros da ALAC) a um protagonismo maior, seremos bem sucedidos”. Claudio Andrade relata uma parceria sólida com o Instituto Histórico onde pensa em qualificar ainda mais esta parceria, levando em conjunto estas entidades ao espaço estudantil e universitário.
O novo presidente revela que há muito o que fazer e admite a necessidade de "trabalhar o reencanto de nossa academia com unidade e intervenção na opinião pública". Segundo ele, a sede da Academia que contou com o apoio logístico de empresas de nossa cidade é uma "casa maravilhosa" e o seu desejo é de que seja o melhor espaço cultural da cidade. "Temos muitos talentos que precisam ser conhecidos pelo grande público", finalizou.