22/08/2023
Brasil Educação

Encceja será aplicado em 546 cidades; inscrições começam em agosto

imagem-138531

Da Redação, com Agência Brasil

Brasília – O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou no Diário Oficial da União desta terça (25) o edital do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), que será aplicado no dia 08 de outubro. As inscrições para o exame são gratuitas e poderão ser feitas entre os dias 07 e 18 de agosto pela internet.

As provas serão realizadas em 546 municípios, em todos os Estados. Segundo o Inep, as cidades foram escolhidas em parceria com as secretarias estaduais e municipais de educação, que informaram as demandas para a realização do exame. A lista das cidades em que as provas serão aplicadas está disponível no site do Inep.

O exame é destinado a residentes no Brasil interessados em obter a certificação do Ensino Fundamental ou Ensino Médio. Até o ano passado, os estudantes com mais de 18 anos poderiam usar o desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para receber o diploma do Ensino Médio. Agora, a certificação será feita exclusivamente pelo Encceja, que atualmente é aplicado no Brasil e no exterior para a certificação de conclusão do Ensino Fundamental.

O Encceja pode ser feito por pessoas com pelo menos 15 anos, no caso da certificação do Ensino Fundamental, e 18 anos, para a certificação do Ensino Médio. O exame tem quatro provas objetivas, com 30 questões de múltipla escolha, além de uma redação. Para fazer inscrição, é preciso ter os números do CPF e do documento de identidade.

O Encceja também será realizado neste ano, em datas diferentes, para residentes no exterior, adultos submetidos a penas privativas de liberdade e adolescentes que cumprem medidas socioeducativas.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.