Da Redação, com assessoria
Guarapuava – Depois de um período de recesso, o Grupo de Apoio Multifamiliar à Adoção (Gama) retomou as atividades do semestre na Faculdade Guairacá, debatendo sobre o tema 'Filho Real versus Filho Ideal'. A professora Monica Adriane Barbosa, coordenadora do grupo, explicou que o intuito da temática foi de auxiliar os casais na preparação para chegada do filho adotivo. “Discutimos sobre as expectativas do que eles imaginam desse filho que virá e como se imaginam como pais. Refletir sobre essa dualidade vai criando, gestando um espaço emocional para que essa criança ou jovem cresça”.
Sérgio Ferreira Jordão e Janilce Maria da Silva participaram do grupo pela primeira vez. Para Janilce, as discussões despertaram um novo olhar sobre a maternidade adotiva. “A temática desse primeiro encontro veio acrescentar bastante para mim. Há muito tempo tínhamos em mente a adoção, mas até então a tendência é de imaginarmos somente como será a criança e não como seremos como pais”. Sérgio destacou que a troca de experiências é o que mais enriqueceu o debate do encontro. “Cada família traz consigo uma história. Ver a mesma situação, mas com pontos de vista completamente diferentes, traz crescimento e muito aprendizado”.
As reuniões do grupo Gama são abertas ao público e acontecem semanalmente, nas sextas feiras às 19h na Faculdade Guairacá. Podem participar pais que acabaram de consolidar o processo de adoção, que simplesmente encaminharam pedido e aguardam resolução do processo ou mesmo aqueles interessados em adoção, inclusive pessoas solteiras, independente do gênero.
O próximo encontro do Gama será na sexta feira (04). A professora Monica contou que nesse semestre será trabalhado com a nova portaria que entrou em vigor. “Além da preparação psicológica para adoção, agora também é obrigatória a participação no grupo de pós-adoção e, a cada 3 anos, as pessoas que estão no processo precisam fazer uma reciclagem”.