Guarapuava – Os servidores e professores municipais lotaram as dependências da Câmara de Vereadores durante a assembleia convocada pelo sindicato da categoria (foto).
A reunião promovida no final da tarde de terça-feira (2) tinha sido programada, inicialmente, para a sede do Sindicato dos Servidores Públicos e Professores Municipais, o SISPPMUG, mas foi transferida para a Câmara de Vereadores pelo número expressivo de participantes.
A primeira discussão proposta pela pauta da assembleia foi a orientação aos servidores que trabalham na Prefeitura de Guarapuava quanto ao ressarcimento de valores recolhidos ilegalmente pela administração municipal.
De acordo com o Sindicato, há cinco anos, desde o início da segunda gestão do prefeito Fernando Ribas Carli, a administração vem descontando percentuais à previdência municipal sobre as verbas temporárias (horas extras, gratificação por trabalho insalubre e periculoso, dobra de horários por parte dos professores, jornada ampliada e gratificação de função, adicional noturno, plantões, gratificação de difícil acesso), entre outras). O dinheiro é repassado à GuaraPrev, mas o regimento próprio do servidor veda este tipo de desconto.
O ressarcimento por parte da GuaraPrev será feito conforme a ordem de pedidos protocolizados. Inicialmente, o SISPPMUG conseguiu a devolução do capital cobrado injustamente. As taxas referentes a juros e correção monetária ainda estão pendentes.