22/08/2023
Geral Guarapuava

Doadores regulares de sangue têm acesso livre à Expogua

imagem-139463

Da Redação

Guarapuava – Os doadores regulares de Guarapuava têm acesso livre à Expogua assegurado por Lei. Aprovada pelos vereadores no mês de maio deste ano e publicada no Diário Oficial do Município no último dia 16 de junho, a Lei 2621/2017, concede a isenção de taxa de ingresso em eventos culturais, artísticos e esportivos para doadores regulares de sangue. 

De acordo com autor da Lei, vereador Sergio Niemes, o “Professor Serjão”, o objetivo é incentivar que mais pessoas se tornem doadores de sangue com frequência. “É uma forma de incentivar a doação e manter os estoques de sangue no Hemocentro regulares. Temos certeza que, com o benefício, mais pessoas se tornarão doadores regulares”, enfatiza o vereador.

A Lei está sendo testada na prática pela primeira vez em um grande evento em Guarapuava. De acordo com o Professor Serjão, todos os doadores regulares de sangue, que forem à Expogua e apresentarem o documento oficial de doador expedido pelo Hemocentro, terão sua taxa de ingresso isenta. Conforme o vereador, a coordenação da Expogua apoia a Lei, e ressalta a importância deste incentivo para o fortalecimento dos bancos de sangue da região. “A isenção da taxa de ingresso não será apenas para a entrada no parque, mas também para os shows”, enfatiza Serjão.

HEMOCENTRO

A proposta de liberar os ingressos para os doadores regulares tem como objetivo incentivar que mais pessoas procurem o Hemocentro. De acordo com Fernando José Guiné, diretor do órgão, a Lei é bem vinda, mas o Hemocentro mantém a sua posição de despertar a consciência e o espírito de voluntariado na comunidade. “Tudo que venha a somar com o trabalho diário do Hemocentro é muito bem vindo. Porém, nossa proposta, é continuar com o trabalho de comprometimento das pessoas, buscando despertar a consciência dos doadores, para que se tornem cada vez mais regulares”, destacou.

No final de 2016, o Hemocentro de Guarapuava registrou 4.256 doações regulares (de repetição) em toda a região. “Vale destacar que o Hemocentro atende 20 municípios que integram a 5ª Regional de Saúde. Nesse universo, temos que destacar que a população corresponde a cerca de 500 mil pessoas. Ou seja, temos que trabalhar constantemente para que novos doadores se tornem regulares. Se levarmos em conta que foram 4.256 doações em 2016, onde a mulher pode fazer três e homem quatro doações no ano, o número de doadores, na região, cai para cerca de 1.400 pessoas”, explicou Fernando.

Para manter os estoques de sangue regulares, o Hemocentro precisa de 30 doadores diários. “Se você quer se tornar um doador, procure o Hemocentro, na Rua Afonso Botelho, 134, no bairro Trianon ou agende pelo telefone (42) 3622-2819. Seu ato voluntário será muito bem vindo”, concluiu Fernando Guiné.

Quem faz três doações de sangue num período de 12 meses, além da carteirinha de doador, recebe do Hemocentro um Certificado Oficial de Doador.  

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.