22/08/2023
Geral Guarapuava

Ajude o Serginho e você pode ganhar uma camiseta assinada pelo time do Corinthians

imagem-139579

Jonas Laskouski

Guarapuava – Nome: Sergio Oiler Horst Filho. Idade: 10 anos. Diagnóstico: Leucemia Linfoblástica Aguda (LLA) tipo B, Filadélfia +, alto risco. Sonho: ser jogador de futebol.

Olhando para a fotografia aí de cima, tirada pela mãe, Daiane de Paula Camargo, na manhã desta quarta feira, 09 de agosto, não dá pra ter ideia do tamanho da barra que a família desse menino vem enfrentando desde fevereiro de 2017, quando o Serginho descobriu que estava com leucemia, uma doença maligna com origem nas células imaturas da medula óssea. A produção de glóbulos brancos fica descontrolada e o funcionamento da medula torna-se cada vez mais difícil, diminuindo progressivamente a produção de células normais, dando lugar ao aparecimento de anemia, infecções e hemorragias. Imagine o estrago no organismo de uma criança. Como disse, uma barra.

Mas criança é criança, e por mais que o tratamento judie e o corpo sinta os efeitos agressivos de sessões frequentes de quimioterapia, o moleque Serginho está tirando de letra e conta com o apoio de muita gente do bem que, da maneira como podem, estão ajudando ele e a família nos custos do tratamento. E o dele [o tratamento, que começou em fevereiro] vai durar, pelo menos, dois anos e meio. Os gastos vão além das condições financeiras da família. A mãe, inclusive, precisou deixar de tratar sua doença [ela sofre de lúpus, doença inflamatória causada quando o sistema imunológico ataca seus próprios tecidos, e também um coágulo na cabeça] para dar prioridade ao tratamento do filho, que é feito no Hospital Infantil Pequeno Príncipe, em Curitiba, praticamente toda semana.

“Desde que começamos o tratamento, é a primeira vez que tiramos um período de ‘descanso’ tão longo. São 21 dias de folga das ‘quimios’, mas já no próximo dia 20 de agosto, temos que retornar. E vai ser uma das partes mais difíceis. São duas semanas direto alternando entre quimioterapia e pulsão [quando é colhido o liquido da medula]”, conta a mãe de Serginho.

Enquanto isso, o menino está em casa, em Guarapuava, mas com muitas restrições. Devido à baixa imunidade, ele não pode ter contato com muitas pessoas e só pode ficar dentro de casa. Suas brincadeiras se restringem ao que pode ser feito nesse ambiente. Jogar bola? Se não quebrar os móveis e derrubar nada, quem sabe. Recentemente ele ganhou um Xbox, mas como a televisão é de tubo, o videogame ainda não foi estreado.

CORINTHIANS NA CAUSA

Futebol é uma paixão nacional, e a história do menino que sonha em ser jogador já sensibilizou muita gente por aí através da campanha ‘Todos Pelo Serginho’, que tem página no Facebook. Mas nem ele esperava que essa história fosse chegar até o Centro de Treinamento do líder mais que isolado do Campeonato Brasileiro de Futebol 2017. E isso se deu através da cantora e agora blogueira, Danny Vogt, que é casada com o ex-jogador de futebol, Paulo Vogt, o Paulo ‘Tripa’. Através, na verdade, da sensibilidade dos dois. O canal da blogueira no Youtube, o Danny-se Tudo, que tem base em Guarapuava, esteve em São Paulo há algumas semanas atrás gravando com o Corinthians e numa conversa com o jogador Jadson, amigo do casal, veio a ideia de que todos os jogadores do time assinassem exclusivamente uma camiseta para ser rifada em prol do tratamento do Serginho. Dá um confere no vídeo aí, assistindo até o final para ver a mensagem do Serginho e de sua mãe:

Então, atenção nação corinthiana de Guarapuava e região! A camiseta assinada por toda a equipe 2017 do Corinthians, que vem fazendo uma campanha brilhante em todos os sentidos no Brasileirão, pode ser sua.

Para concorrer é muito simples. Basta adquirir um bilhete da rifa (ou vários, dependendo do seu bolso) por apenas R$ 10,00 e fazer o que todo torcedor faz: torcer, hehe. Se ganhar, é só ir pra galera! O sorteio vai acontecer no dia 14 de setembro e vai ser feito ao vivo no canal Danny-se Tudo, no Youtube. Por isso, inscreva-se para ser notificado (você pode fazer isso AQUI). Lembrando que todo o valor arrecadado com a venda da rifa vai ser para custear o tratamento do menino Serginho e, talvez, ajudá-lo a comprar a TV onde o videogame possa ser ligado (já que ele não pode sair na rua, lembra?). Vale lembrar também que você não precisa ser corinthiano para abraçar a causa, que é justa, nobre e pode ajudar a salvar a vida de uma criança de 10 anos de idade que luta contra uma doença cruel, e tornar seus dias menos sofridos.

Os bilhetes podem ser adquiridos a partir de hoje (quarta, 09) no Departamento de Jornalismo da RSN (RedeSul de Notícias) que fica no 14º andar do Edifício Araucária, no Centro de Guarapuava.

Serginho, família e todos os envolvidos agradecem desde já. E quanto a você, corinthiano ou não, te esperamos aqui na Redação, 😉

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.