Da Redação, com assessoria
Guarapuava – Florestas, rios, cachoeiras e córregos fazem parte da imensidão de incríveis belezas naturais que Guarapuava oferece a quem aqui vive e para aqueles que desejam conhecer o município. Não se pode esquecer a culinária cabocla, com o virado de feijão, a farofa de ovo, os embutidos, o pão caseiro, o café tropeiro, o queijo e manteiga crioulos, o bolo de fubá.
Localizada no Terceiro Planalto paranaense, com clima temperado, o município com cerca de 180 mil habitantes, possui uma posição privilegiada. Corredor para o Mercosul, a 264 quilômetros de Curitiba, de Norte a Sul, cenários únicos encantam e revelam o que a quase bi-centenária tem como uma das suas maiores riquezas: a natureza.
E para que as pessoas desfrutem do ar puro e da magia que o universo coloca à disposição, Guarapuava ganha mais um circuito para a Caminhada na Natureza. O lançamento está agendado para 17 de junho de 2018, dia em que se relembra a chegada da Real Expedição de Conquista e Povoamento aos Campos de Guarapuava, sob o comando de Diogo Pinto de Azevedo Portugal. De acordo com Marcio de Sequeira, diretor de Turismo do município, a rota, que ainda será demarcada, revelará as paisagens que compõem o interior do distrito de Palmeirinha, passando por pequenas propriedades rurais, produções de morango, campos, arroios, tudo dentro de mata fechada até o memorial do Fortim Atalaia, construído para abrigar as primeiras tropas, suas famílias e povoadores, dos frequentes ataques das três tribos indígenas que habitavam a região: Camés, Votorões e Cayeres ou Dorins.
Este será o quinto percurso organizado pela Secretaria de Agricultura e Turismo de Guarapuava. O primeiro a ser organizado foi o I Circuito Vale do Jordão, em 2013, e já na sua quinta edição, prevista para 24 de setembro de 2017. Ainda neste ano, haverá o II Circuito Terra da Cevada, no distrito de Entre Rios, no dia 15 de outubro e no dia 26 de novembro será o III Circuito Rio das Pedras, na comunidade de Campina Guabiroba. Em meados de abril de 2018, será reeditado o percurso do Salto São Francisco.
“Os nossos circuitos são repletos de trilhas por matas nativas, passando por cachoeiras, margens de rios, nascentes, campos agrícolas e com sedes que oferecem conforto para os caminhantes da própria cidade e turistas” Segundo Sequeira, nos relatórios da Anda Brasil, baseados na satisfação dos caminhantes, os circuitos de Guarapuava estão entre os melhores do Paraná, com público variando entre 500 a 1.000 pessoas.