Da Redação
Guarapuava – Mais uma grande conquista da deputada estadual Cristina Silvestri, agora voltada para o estímulo ao turismo e à preservação ambiental de diversos municípios banhados pelo Rio Iguaçu, é a aprovação do projeto de sua autoria que inclui o Campeonato Paranaense de Pesca Esportiva no Calendário Oficial de Eventos Turísticos do Paraná.
Aprovado nesta quarta (16) pela Assembleia Legislativa do Estado, o projeto segue agora para a sanção do governador Beto Richa. O Paraná foi o criador da Pesca Esportiva e vem se tornando referência, sendo procurado por outros Estados, que contratam os árbitros e também utilizam o regulamento paranaense. O trabalho de Cristina Silvestri vai permitir novos avanços, com a atração de mais investimentos e a divulgação dos municípios dentro e fora do Paraná.
A iniciativa da deputada Cristina Silvestri é resultado de uma conjugação de esforços que reuniu diversas frentes, entre as quais o deputado Douglas Fabrício (secretário de Estado do Esporte e Turismo), Jacó Garcia Gimenes (diretor presidente do Paraná Turismo), Marcos Schemberger (chefe da Regional do Esporte de Curitiba), Paulo Mosimann (assessor da Paraná Turismo), Hélio Zanella (diretor da Associação Paranaense de Pesca Esportiva), João Carlos Garcia (diretor da Associação Paranaense de Pesca Esportiva) e Edson Andrade (chefe da Regional de Esporte de Guarapuava).
Cristina Silvestri reconheceu a importante participação do chefe da Regional de Guarapuava, que foi o responsável pela criação do Campeonato Regional Aberto de Pesca Esportiva na Região do Rio Iguaçu. "Devido à repercussão e interesses de vários municípios em participar, resolvemos entrar com um projeto de Lei para inserir o evento em todas as regiões do Paraná", explicou a parlamentar.
A pesca esportiva rende mais que a atividade predatória e vai estimular ainda mais o roteiro turístico nos municípios do Rio Iguaçu
Sendo hoje uma atividade muito procurada por diversos turistas e desportistas de várias regiões do País, a pesca esportiva no Paraná passa agora, com o projeto de Cristina Silvestri, a ser planejada num contexto mais abrangente. Além dos municípios envolvidos, a Associação Paranaense de Pesca Esportiva já manifestou que o Campeonato ganha uma dimensão nacional, pois será terá a força do Governo do Estado para auxiliar na organização e divulgação.
Os municípios ganham com o apoio ao incentivo do seu potencial turístico e também com a criação de uma nova cultura para a população ribeirinha – uma limpa fonte de renda – com a capacitação dessa população no manejo e, principalmente na proteção de espécies hoje consideradas em extinção, em razão da pesca predatória.
A pesca esportiva é responsável por gerar um lucro ainda maior que o próprio extrativismo, e como as atividades são interligadas: locação de barcos, contratação de guias, compra de iscas, combustível e material de consumo, um acaba ajudando o outro. "É um benefício em rede, a renda de um gera renda para o outro. O potencial turístico de nosso Estado é rico em rios e nascentes proporciona eventos dessa natureza”, frisou a deputada Cristina Silvestri.