Bárbara Franco
Guarapuava – O desmatamento ilegal e a extinção das araucárias na região de Guarapuava são problemas graves que vem preocupando a Secretaria do Meio Ambiente do Estado do Paraná (Sema). De acordo com o secretário Estadual do Meio Ambiente, Antônio Carlos Bonetti, a secretaria vem realizando estratégias para que estes problemas sejam minimizados e até extintos no Estado.
Uma das estratégias do Paraná para que as araucárias sejam preservadas e não se acabem é uma resolução conjunta que deve eliminar resoluções que estão trazendo insegurança jurídica para os agricultores em relação à araucária.
Antônio afirma que a preocupação é que hoje não existem mais espécies dessa árvore nascendo. “As pessoas estão vendo a araucária como um problema e nós não podemos permitir. Precisamos preservar e permitir que as pessoas plantem com segurança jurídica e sabendo que ali também será uma fonte de receita no futuro”.
Outra medida que será tomada pela Secretaria é a publicação de uma resolução, que deve acontecer em quinze dias, que trata mais especificamente da legislação que irá orientar melhor os técnicos em relação às autorizações e extinção. Dessa forma, segundo o secretário, automaticamente a insegurança jurídica será eliminada.
“ A principal proposta é a resolução que já está na pauta do Conselho Estadual do Meio Ambiente, que será levada e apresentada em um evento que irá discutir estas questões e acontecerá no dia 13 de setembro em Curitiba. Esta resolução irá regulamentar a política de incentivo à conservação e plantio da araucária. Eu diria que será algo inovador. O estudo é antigo, muito importante e vai acabar com essa insegurança das pessoas que estão eliminando em vez de conservar a araucária”.
INSEGURANÇA
A insegurança quanto ao plantio da árvore, de acordo com Antônio, se dá porque há muitas normas e pouca clareza. “Há dúvidas tanto para os técnicos quanto para os agricultores e na dúvida as pessoas acabam eliminando as araucárias que estão nascendo. Há um ano atrás achava que isso não era verdadeiro, hoje estou convencido que isso é verdadeiro e nós precisamos tomar providências para que as araucárias não sejam eliminadas. É uma meta minha pessoal como secretário resolver esta questão, tão é verdade que está na pauta o debate sobre este problema”.
DESMATAMENTO ILEGAL
O segundo problema ambiental enfrentado na região de Guarapuava é o desmatamento ilegal. Antônio afirma que vem sendo realizadas ações para que isso seja extinto. Uma delas é a fiscalização in loco.
“No último mês eu fiz várias visitas com helicóptero onde fizemos apreensões de equipamentos. O Estado é muito grande e não temos mais como enfrentar essa situação somente com fiscalização local. Estamos com um projeto chamado Smart Floor, o qual vai nos fornecer imagens de satélite para que possamos fiscalizar de maneira mais rápida e com um custo muito menor. Eu diria que praticamente conseguiremos eliminar o desmatamento ilegal no Paraná, coisa que nas condições atuais é bastante complicado e sempre contando com a colaboração da sociedade .
Qualquer cidadão que perceba um desmatamento, o secretário pede para que se faça uma denúncia por escrito que será encaminhada imediatamente para os fiscais. Para denunciar basta enviar um e-mail para o seguinte endereço: sema@sema.pr.gov.br.