Jonas Laskouski, com informações da Secom
Guarapuava – Chegando mais um dia 25 e com ele, o incentivo à leitura, sugerido pela campanha 'Esqueça um Livro'. Pelo quarto mês consecutivo, moradores de Guarapuava têm a oportunidade de contribuir para o crescimento intelectual dos seus conterrâneos, esquecendo livros pela cidade. Para participar é simples: basta ter força de vontade, escolher um livro também esquecido em algum canto aí da sua casa, sair pelas ruas de Guarapuava e esquecê-lo em algum lugar.
O Departamento de Cultura do município, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, sugere ainda que você coloque o marcador de página da campanha, que apresenta a ideia e diz que esse mesmo livro deverá ser 'esquecido' outra vez, o que dá sequência à essa bela iniciativa. Os marca páginas estaão disponíveis em vários pontos da cidade: Prefeitura, Casa da Cultura, Terminal da Fonte, restaurantes, livrarias, sebos, instituições de Ensino Superior e postos de combustível.
A IDEIA
A ideia nasceu nos Estados Unidos em 2001 quando Ron Hornbaker e sua esposa viram uma reportagem sobre máquinas fotográficas descartáveis, que eram deixadas em certos locais para que outros encontrassem e pudessem fazer uso da mesma. Eles gostaram da proposta e começaram a pensar que outros objetos poderiam ser usados com a mesma finalidade. Olhando a estante de livros surgiu a ideia, batizada por eles de BookCrossing. Alguns anos depois o movimento chegou ao Brasil, coordenado pelo jornalista Felipe Brandão, em São Paulo. Como a ideia é bacana e simples de ser executada, vem se espalhando pelos quatro cantos do país.