Cristina Esteche
Guarapuava – Guarapuava já fez parte de um projeto turístico do Great Brazil Express, o Trem de Luxo, com percurso entre Ponta Grossa, Guarapuava e Cascavel. Porém, a falta de infraestrutura interrompeu a iniciativa que objetiva atrair turistas, principalmente, estrangeiros. De acordo com o presidente da Serra Verde Express, Adonai Aires de Arruda, o projeto foi iniciado em 2008, numa iniciativa do então prefeito Fernando Ribas Carli. “Chegamos a fazer umas três viagens, mas Cascavel não tinha estação e a de Guarapuava é muito simples e gerava muitas reclamações”, disse Adonai à RSN, logo após proferir palestra no II Salão Municipal de Turismo, em Ponta Grossa, na noite de quinta (24). “O projeto era muito bom”.
Segundo o empresário, a viagem nesse percurso, incluía o salto São Francisco, no distrito de Guairacá, no interior de Guarapuava. “É uma viagem muito linda; o projeto do Fernando [Carli] era muito bom, mas falta infraestrutura”, ratifica.
O trem, que hoje opera em Curitiba, fazendo o trajeto da Serra do Mar, possui poltronas em couro, cortinas em seda, decoração inspirada na época colonial brasileira, janelas panorâmicas, serviço de bordo e bar à disposição, constituindo-se no primeiro trem de luxo do Brasil.