22/08/2023




Cotidiano Guarapuava

Guairacá está com inscrições abertas para curso básico de Libras

imagem-140948

Da Redação, com assessoria

Guarapuava – Promovido pelo Colegiado de Pedagogia da Faculdade Guairacá estão abertas as inscrições para o curso de treinamento profissional e aperfeiçoamento em Libras (Língua Brasileira de Sinais).

O curso de extensão tem como meta o atendimento ao Decreto nº 5.626 de 12 de dezembro de 2005. Atualmente professores, psicólogos, assistentes sociais e os mais variados profissionais encontram em suas áreas de atuação a necessidade da comunicação eficiente com pessoas surdas que venham a procurar seus serviços, seja em escolas, em consultórios ou em clínicas. Sabendo que 1,5% da população brasileira apresenta surdez e que historicamente a língua de sinais é a sua língua natural, justifica-se a necessidade do seu domínio.

Sendo assim, o coordenador do projeto na Guairacá, professor José Aramis Barbosa de Oliveira, apontou que o objetivo é possibilitar que pessoas das mais diversas áreas profissionais possam conhecer a Língua Brasileira de Sinais, facilitando assim, a comunicação. “O intuito é de proporcionar aos participantes conhecimento básico e domínios necessários para a comunicação com pessoas surdas, além de transmitir conhecimentos da cultura surda e contribuir para a inclusão social”.

O professor José Aramis explicou que o curso terá uma sustentação teórica abrangendo os principais aspectos da comunidade surda. “Será adotada também uma estratégia de conversação, através de diálogos, narrativas e exercícios. Desde o início os alunos serão submetidos à prática”, completou.

O curso ocorrerá aos sábados a cada 15 dias, totalizando 80h. Podem participar professores, acadêmicos e comunidade em geral. O investimento é de R$ 180.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo