Guarapuava – O Movimento das Mulheres do Bairro Primavera comemora o sucesso da Romaria da Mulher realizada ontem, domingo (7).
Cerca de 2 mil pessoas participaram do evento que começou na Paróquia Nossa Senhora de Fátima e terminou na Chácara São Carlos com uma celebração religiosa.
O clamor das mulheres durante oto foi por um maior respeito por parte da administração municipal. "Precisamos de políticas públicas, de transporte escolar, pois há crianças no interior que estão s m aula por falta de transporte", disse uma das participantes.
A vereadora Eva Schran (PHS), pediu um ‘basta’ ao sofrimento, às lágrimas das mulheres e defendeu uma maior conscientização para que todas lutem por seu seus direitos. "Os direitos são legítimos e precisam ser conquistados’, afirmou a vereadora.
A líder quilombola Ana Kinileh Alves Oliveira , que levou o Núcleo de Mulheres do Paiol de Telha para o evento, lembrou que as mulheres da comunidade quilombola se ressentem com a falta de ‘atendimento digno’ na área de saúde. "A nossa comunidade como um todo não existe para a atual administração municipal. Estamos esquecidos’, afirma.
E foi justamente as Mulheres do Paiol que deram um show no momento de ação de graças da celebração. Ao som da percussão tocada somente por meninas do Kundun Balê, companhia de música e dança do Paiol, as muheres (mães) dançaram o cotidiano delas na comunidade.