Da Redação
Guarapuava – O prefeito de Pitanga, Maicol Callegari (PV), anunciou nesta segunda feira (18) a construção da sede própria do Centro de Atenção Psicossocial (Caps I). Funcionando há 11 anos em sede alugada, o órgão atende 60 pacientes assíduos e outros 40 eventuais.
A nova sede terá 387 metros quadrados de área útil, já está prevista no Orçamento estadual, e será construída perto da Clínica da Mulher.
De acordo com o prefeito, a obra terá salas adequadas para o tratamento necessário ao paciente, com amplas e modernas instalações. “Essa obra é um compromisso do governo do Estado com Pitanga, com o apoio do chefe da Casa Civil, Valdir Rossoni".
Segundo a Prefeitura, coordenada por Vilma Maria Leal Petrechen, a equipe conta com nove profissionais da área da Saúde Mental, entre psicológo, terapeuta, enfermeira, médica, assistente social, e auxiliares
O QUE É
O Caps I possui caráter aberto e comunitário, dotado de equipe multiprofissional e transdisciplinar, realizando atendimento a usuários com transtornos mentais graves e persistentes, a pessoas com sofrimento e/ou transtornos mentais em geral, sem excluir aqueles decorrentes do uso de álcool ou outras drogas.
Atende pessoas de todas as faixas etárias, que apresentam prioritariamente intenso sofrimento psíquico, decorrente de transtornos mentais graves e persistentes, incluindo aqueles relacionados ao uso de substâncias psicoativas, e outras situações clínicas que impossibilitem estabelecer laços sociais e realizar projetos de vida. Indicado para municípios ou regiões de saúde com população acima de 15 mil habitantes.