Da Redação
Guarapuava – É grande a movimentação e os preparativos para as eleições da APP-Sindicato, em todo o Paraná. Nesta terça (19), cerca de 72 mil professores irão às urnas para a escolha da nova diretoria, incluindo também a votação para a escolha dos 29 núcleos regionais.
Se no Paraná, quatro chapas disputam o pleito, em Guarapuava, após anos, duas chapas estão no páreo.
Os professores que forem às urnas eletrônicas, das 9h às 20h poderão escolher, em nível estadual, entre os majoritários Hermes Brandão (reeleição); Professor Paixão; Isabelle Pereira, e Gilson Mezarobba,
Em Guarapuava, os 1,9 mil aptos a votar nos 11 municípios da Regional, terão duas opções: Terezinha Daiprai, que concorre à reeleição, e Isabelle Brito Veiga.
As candidatas pertencem ao mesmo grupo, porém figuram em correntes diferentes. Terezinha Daiprai pertence à CUT Socialista Democrática (CSD), enquanto Isabelle é da Articulação Sindical. Na última eleição, durante composição, Isabelle e outros membros ocupam cargos na diretoria atual.
APP DE TODAS AS VOZES
Liderada pela professora Isabelle Brito Veiga, atual secretária para assuntos jurídicos da App-Sindicato, núcleo regional de Guarapuava, A chapa 10 – APP de Todas as Vozes prega uma aproximação entre o Sindicato e a sua base, segundo a candidata à presidência. “Embora sejamos do mesmo grupo, mas fazendo parte de outra corrente, discordamos do acúmulo de funções. [Terezinha foi eleita vereadora e se manteve como presidenta da entidade]. Pedimos uma renovação, mas não fomos atendidos”. Segundo Isabelle, outra discordância é o distanciamento que o Sindicato mantém da escola, dos professores. “Prezamos pelo diálogo, pelo contato direto com a base e queremos ser a voz da categoria”. Outra proposta é o fortalecimento dos cinco núcleos dentro da APP. “Hoje somente os aposentados se reúnem semanalmente. Os demais estão desarticulados”. De acordo com Isabelle, há o núcleo feminista, de combate ao racismo, de combate à LGBTfobia, de funcionários e dos aposentados.
Um dia ntes do pleito, a professora, que começou a campanha em julho, disse que contatou quase 100% dos votantes, inclusive em outros municípios e está confiante na vitória. “No começo não foi fácil porque não temos recurso nenhum, mas com o passar dos dias a campanha tomou corpo e as adesões são muitas. Estamos confiantes na nossa vitória”. Segundo a candidata, cerca de 200 pessoas estão mobilizadas para esta terça (19).
O resultado deverá ser conhecido até a meia noite.
A OUTRA CHAPA
A professora Terezinha Daiprai, que também é vereadora em Guarapuava, está em campanha nesta véspera de eleição e não encaminhou as suas propostas até o final da tarde desta segunda (18).