Da Redação
Guarapuava – A população de Guarapuava vai decidir se quer diminuir o percentual de recursos que é repassado mensalmente da Prefeitura para a Câmara de Vereadores. Nesta quarta feira (20), o Conselho Popular Moraliza Guarapuava irá protocolar oficialmente na Prefeitura o requerimento de consulta popular, que busca a redução do orçamento anual da Câmara de Vereadores para 3,34% das receitas do município. Atualmente, o Legislativo pode utilizar até 6% do total do orçamento da Prefeitura no custeio das suas despesas. De acordo com o Moraliza, a diferença no percentual representa uma economia de cerca de R$ 5 milhões por ano, que deixará de ser repassado para a Câmara e poderá ser investidos em setores essenciais da cidade.
Além disso, o Moraliza quer fixar os gastos com a folha de pagamento da Câmara em 60% do valor recebido pelo Município. “Somente diminuindo o orçamento da Câmara é que teremos efetividade no combate ao mau uso e ao desperdício do dinheiro público”, afirma o presidente do Moraliza, José Lima.
O protocolo do pedido de instalação da consulta popular será realizado às 13h, no saguão da Prefeitura, nesta quarta feira (20).
ABAIXO ASSINADO
Lançado em 23 de novembro de 2015, o abaixo assinado do Moraliza contabilizou cerca de 6.500 assinaturas, atingindo o objetivo dos integrantes do movimento. Esse abaixo assinado irá embasar a consulta popular, pois corresponde a mais de 5% dos eleitores de Guarapuava.
CONSULTA POPULAR
A Consulta Popular é uma ferramenta que tem como objetivo possibilitar que a população decida sobre parte dos investimentos públicos. No caso específico, sobre a redução dos valores mensais repassados à Câmara de Vereadores pela Prefeitura de Guarapuava.
Confira as entidades participantes do Conselho Popular Moraliza Guarapuava:
– OAB;
– Observatório Social de Guarapuava;
– Acig (Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava);
– Conjove (Conselho do Jovem empresário);
– Sicredi;
– Mitra Diocesana;
-Conselho Popular;
– Sindicado dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário;
– Sindicato dos Bancários;
– Sindicado dos Metalúrgicos;
– Loja Acácia 3º Planalto;
– APP-Sindicato;
– DCE/Unicentro;
– Conselho de Pastores;
– Concejug (Conselho de Cidadania, Ética e Justiça);
– Maçonaria Guarapuavana;
– Associação dos Vendedores Ambulantes;
– e Escola de Fé e Política.