22/08/2023
Geral Guarapuava

Protocolado abaixo-assinado que exige menos dinheiro para a Câmara de Vereadores

imagem-142368

Da Redação

Guarapuava – Está protocolado o abaixo-assinado que quer a redução no valor de dinheiro repassado pela Prefeitura à Câmara de Guarapuava bem como a fixação de um teto para o gasto com a folha de pagamento. (LEIA MAIS AQUI SOBRE O CASO)

Integrantes do Conselho Popular Moraliza Guarapuava protocolaram o abaixo-assinado no início da tarde desta quarta feira (20) no Protocolo Geral da Prefeitura. A partir de agora, o prefeito Cesar Filho tem 60 para definir sobre a realização da consulta popular.

De acordo com o presidente do Moraliza Guarapuava, José Lima da Silva, o objetivo da consulta popular é deixar nas mãos da população a definição sobre a redução de dinheiro para o Legislativo. “É um exercício democrático. O povo vai definir se o valor repassado deve ser menor do que o atual e, principalmente, poderá auxiliar a Prefeitura na definição de onde esse valor que poderá ser economizado possa ser utilizado. O povo sabe das suas prioridades”, enfatizou o presidente. No cálculo do Moraliza, a redução do atual índice de repasse, que é de até 6%, para 3,24%, pode gerar uma economia anual de R$ 5 milhões à Prefeitura.

ABAIXO-ASSINADO

Implantado em novembro de 2015, o abaixo-assinado do Moraliza Guarapuava, pedindo a instalação da consulta popular, teve cerca de 15 mil assinaturas. Uma mala com os documentos coletados foi entregue junto ao protocolo na tarde desta terça. Porém, do total coletado foram certificadas 6.384 assinaturas, mais do que o suficiente para embasar o pedido da consulta popular. “As demais assinaturas solidificam ainda mais o pedido, mas foram rejeitadas por haver inconsistência na assinatura ou falta de algum documento”, explicou José Lima.

DISCUSSÃO CONJUNTA

De acordo com o presidente do Moraliza, o próximo passo é reunir os integrantes do Movimento, Ministério Público, Justiça Eleitoral e Prefeitura, para estudar a logística da consulta popular. “É um processo que envolve os quatro segmentos, que definirão como será feita a consulta e de que forma serão absorvidos os investimentos para o processo. Nossa intenção é reunir os interessados já nos próximos dias para definir toda a logística da consulta”.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.