Da Redação
Guarapuava – Misoginia, machismo e preconceito estes são os temas que serão debatidos durante uma noite cultural promovida pelo Colegiado de Psicologia da Faculdade Guairacá. O evento irá acontecer no dia 29 de setembro, e é proposto por meio do projeto Spatium, desenvolvido por acadêmicos do curso de Psicologia e sob coordenação do professor Antonio Alexandre Pereira Junior.
O grupo surgiu com o objetivo de fomentar ações culturais na comunidade acadêmica, utilizando os espaços institucionais. “Spatium é uma expressão que tem origem no latim e que remete à ideia de ‘espaço onde as coisas acontecem’. Entendemos que a formação acadêmica exige o desenvolvimento de habilidades que transcendam o nível de conhecimento técnico/disciplinar das tradicionais áreas do conhecimento. É exatamente nesse aspecto que propomos que os alunos tenham a oportunidade de se envolver em atividades de fomento à arte e cultura”.
Para Alexandre, atividades como essas são de suma importância em qualquer instituição de ensino superior, visto que a cultura entra como auxiliadora no processo de ensino aprendizagem, bem como, na realização de atividades extracurriculares. “Ter um espaço na faculdade destinado ao cultivo e à apreciação da cultura tem grande valor para o enriquecimento acadêmico, pois esse lugar terá a responsabilidade de proporcionar aos participantes encontros com diferentes culturas e diferentes formas de pensar o mundo”.
Durante o projeto Spatium serão realizadas exposições de representantes da cultura local e momentos onde acadêmicos de todos os cursos da instituição e colaboradores possam apresentar suas habilidades artísticas. Além disso, também será organizada uma programação no contexto institucional com tardes culturais e oficinas de arte educação.
O debate sobre misoginia, machismo e preconceito será realizado na Sala de Metodologias Inovadoras da Guairacá a partir das 19h. Está prevista análise de músicas, poesia, apresentação de curta-metragem e dinâmica para reflexão de problemas em rodas de conversa. Todo esse processo será mediado pelos professores do curso de Psicologia da instituição e pelos integrantes do projeto Spatium.