22/08/2023




Educação Guarapuava

Aberta a chamada escolar para o próximo ano letivo, em Guarapuava

imagem-142535

Da Redação

Guarapuava – Pais de crianças em idade de frequentar as unidades de educação infantil em Guarapuava devem ficar atentos. A Secretaria de Educação e Cultura já abriu a chamada escolar para o ano letivo de 2018  em todas as escolas municipais da cidade.

De acordo com a secretária de Educação e Cultura, Doraci Senger Luy, os pais ou responsáveis das crianças que irão completar de quatro a seis anos até 31 de março de 2018 devem ir até a escola e fazer o cadastro o mais breve possível, pois este é um requisito para a matrícula no ano seguinte.

A chamada fica aberta o dia 29 de setembro e os pais ou responsáveis devem comparecer na escola mais próxima de sua residência, com certidão original de nascimento da criança e o comprovante de residência do responsável para o preenchimento do cadastro escolar.

Entretanto, a secretária alerta que as vagas serão supridas de acordo com a faixa etária das crianças e ordem de inserção no cadastro. “A disponibilidade de matrículas hoje não se efetiva diretamente nas unidades de ensino”. Segundo Doraci, desde março deste ano, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura implementou o Sistema Único de Cadastramento de Vagas para os Centros Municipais de Educação Infantil. Dessa maneira, as famílias interessadas devem primeiramente realizar cadastro junto à qualquer dos CMEI’s no Sistema Único de Cadastramento de Vagas (SISCAD), recebendo número de protocolo para acompanhar a solicitação. Mensalmente a Secretaria publica relação de matrículas atendidas na Rede Municipal de Ensino, conforme disponibilidade. , sendo inseridas no Siscad , que é uma estratégia de catalogação e estruturação dos atendimentos,  já  que o período de ingresso nos CMEI´S pode ocorrer a qualquer tempo ao longo do ano letivo.

Segundo a secretária de Educação, Guarapuava possui atualmente 20 unidades de Centros Municipais de Educação Infantil, um Centro de Educação Infantil conveniado e serão inauguradas até o início de outubro mais duas unidades, sendo no Jardim das Américas e na Vila Planalto, com mais 240 novas vagas, com média de 120 alunos cada uma.

Com alimentação frequente no banco de dados o SISCAD aponta a existência de aproximadamente 1.550 cadastros válidos, excetuando-se os casos de cadastros realizados em duplicidade ou desistências não informadas pelas famílias.

MAIS VAGAS

Para suprir a demanda acumulada nos últimos anos, a atual administração municipal, nos últimos 24 meses, disponibilizou 600 novas vagas de Educação Infantil com a inauguração de cinco nos bairros São Cristóvão, Mamãe Margarida (Rebouças), Airton Senna, Anastácia Ivanski (Lagoa Dourada) e Xarquinho.

Além disso também foi ampliada a oferta de vagas para Educação Infantil – Pré-Escola – para crianças com idade de 04 e 05 anos, com atendimento nas Escolas da Rede Pública Municipal, de acordo com a Lei Federal 12.796/2013, perfazendo apenas em 2017, 513 vagas de Pré 1 (crianças com idade de 04 anos) e 2253 vagas de Pré 2 (crianças com idade de 05 anos).

Necessário comentar, ainda, que nos últimos 120 dias após a implementação do SISCAD, a Secretaria de Educação ofertou ainda mais 613 vagas nos CMEI’s através do provimento de matrículas aos solicitantes cadastrados.

De acordo com a Educação, anualmente ocorre movimentação de crianças dentro da unidade de ensino, de acordo com a faixa etária. Por exemplo: alunos que iniciaram atendimento nas primeiras turmas no ano de 2017 progredirão para a etapa posterior no ano de 2018. Dessa forma as turmas iniciais terão vagas para acolhimento no ano seguinte. “É preciso considerar que essa dinâmica se estabelece nas escolas, para atendimento de turmas de pré 1 e 2 e ensino fundamental (1º ao 5º Ano) onde a Secretaria de Educação executa a Chamada Escolar para organizar a demanda de atendimento de alunos entrantes de cada ano letivo.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo