Da Redação
Guarapuava – Uma flor para um mundo melhor. Foi com esta intenção que membros da Igreja Messiânica de Guarapuava se reuniram bem cedo, neste sábado (23), para a confecção de shorinkas, que são mini ikebanas. Em seguida, saíram às ruas entregando os arranjos florais às pessoas que encontravam pelo caminho.
Para os messiânicos, sob a orientação do líder espiritual japonês Meishu Sama, o dia 23 de setembro é o Dia Nacional da Ikebana Sanguetsu e messiânicos do Brasil distribuem flores.
Os adeptos entendem que a contemplação e a prática da Ikebana (vivificação floral) Sanguetsu conduz o ser humano ao autoconhecimento e à harmonia interior, além de desenvolver a sensibilidade e o senso estético e elevar a espiritualidade.
A Igreja Messiânica Mundial possui como princípios básicos a Verdade, o Bem e o Belo. Seu objetivo é contribuir para a construção de um mundo melhor e formar pessoas de mente e sentimentos belos.
Segundo a Fundação Mokiti Okada, o estilo Sanguetsu respeita e valoriza a Grande Natureza e possui como princípios básicos a Verdade, o Bem e o Belo. Seu objetivo é contribuir para a construção de um mundo melhor e formar pessoas de mente e sentimentos belos.
Foi instituído oficialmente em 15 de junho 1972 pela filha de Mokiti Okada, Itsuki Okada, em Hakone, Japão, tendo como base as vivificações florais preparadas por Mokiti Okada e seus ensaios filosóficos sobre Arte e outros temas relacionados ao ser humano.
No Brasil, as atividades tiveram início em 1974 e, desde então, vem desenvolvendo diversas ações de difusão e formação da Arte da Ikebana, estilo Sanguetsu, a partir de exposições, demonstrações, workshops e cursos. Em Guarapuava também são realizadas vivências que ensinam a arte do arranjo floral, sob a coordenação da juíza Christine Bittencourt e Consuelo Beraldo.
A DATA
A tradicional arte japonesa de fazer arranjos florais ganhou data oficializada no calendário nacional, a partir do Projeto de Lei da Câmara Federal. O (PLC) 55/2008, com o objetivo de difundir e celebrar a cultura dos arranjos florais, como elementos de harmonização e embelezamento dos ambientes e da convivência.
A data escolhida para homenagear a arte é o dia que marca o início da primavera e em que se comemora o Dia da Juventude, 23 de setembro.
O texto original, do deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), previa a data comemorativa como Dia Nacional da lkebana-Sanguetsu, um dos estilos da arte, que revitaliza as energias gastas pelos cidadãos para que alcancem paz e equilíbrio.
No Senado, a ex-senadora Fátima Cleide apresentou substitutivo aprovado na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), criando o Dia Nacional da Ikebana, ampliando a homenagem a toda a arte de harmonização por meio dos arranjos florais.