Guarapuava – Um grupo de 60 empresários do Paraná entregou, na manhã desta sexta-feira (12), ao prefeito Beto Richa, pré-candidato do PSDB ao Governo do Estado, um Plano Estratégico de Desenvolvimento de Estado. Elaborado em novembro e dezembro de 2009, em dois encontros com a participação de 76 profissionais representantes de diversos segmentos da economia (indústria, comércio, serviços, academia e terceiro setor), o trabalho está organizado em quatro grandes temas (Social, Econômico, Ambiental e Gestão Pública), com cinco áreas em cada tema. O encontro foi hotel Mabu, em Curitiba.
”Este tipo de iniciativa fortalece a construção de um grande projeto de desenvolvimento social, econômico e sustentável que PSDB está elaborando e apresentará ao povo do Paraná nas eleições de outubro. Com certeza, vamos apresentar um Plano de Governo com boas propostas”, considerou Richa.
Em linhas gerais, o Plano Estratégico apresentado pelos empresários defende um Estado empreendedor, o fortalecimento da marca Paraná, um ambiente favorável à atração de novos investimentos e a criação de uma sociedade produtiva a partir do diálogo.
”A ideia é oferecer uma contribuição efetiva de desenvolvimento para o Estado, que contemple também as questões sociais para um Paraná que sonhamos”, afirmou o empresário Hélio Bampi, do setor eletroeletrônico. De acordo com ele, o Plano agora será discutido em cidades-pólo do interior do Estado. ”Para unir as demandas regionais. Com isso, buscamos uma sociedade mais justa e renovadora”, explicou Bampi.
O professor Antônio Caron, da Unifae, destacou o lado humano do Plano. ”Não são apenas propostas de desenvolvimento para o setor empresarial, mas de estímulo à geração de emprego e renda e capacitação profissional”, afirmou. O empresário Cláudio Slaviero destacou a necessidade de aumentar a capacidade de competição das empresas paranaenses e o CEO do HSBC, Jackes Depocas, as parcerias entre governo e empresas. ”O modelo de parceria da Prefeitura de Curitiba funciona muito bem. Esse modelo deveria ser estendido para todo o Estado”, sugeriu Depocas. ”É preciso uma parceria forte do governo para que o empresário tenha confiança para investir e expandir”, acrescentou.
”Trata-se de um grupo com bastante representatividade e as propostas vão fortalecer ainda mais nosso projeto de governo. Em Curitiba, optamos por uma gestão democrática, honramos todos os compromissos e ainda temos dinheiro em caixa. Mas o mais importante são os conceitos: ética, austeridade, transparência, democracia e respeito”, concluiu o prefeito de Curitiba.