Da Redação
Guarapuava – Uma proposta apresentada pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST) na tarde dessa quarta feira (04) pode pôr fim à greve dos Correios em todo o país. A proposta de acordo coletivo foi apresentada pelo ministro Emmanoel Pereira para os Correios e as federações representantes dos trabalhadores.
A proposta contempla reajuste de 2,07% (INPC) retroativo ao mês de agosto de 2017, compensação de 64 horas (oito dias) e desconto dos demais dias de ausência, além da manutenção das cláusulas já existentes no ACT 2016/2017. A cláusula 28, que trata do plano de saúde, continua sendo mediada pelo TST.
Os Correios se manifestam pela aceitação da proposta e aguardam decisão dos trabalhadores que deliberarão sobre o assunto nas assembleias a serem realizadas até esta sexta feira (06).
A Assembleia em Guarapuava será amanhã às 16h, na Central de Distribuição, que fica na rua XV de Novembro. Os servidores afirmam que a proposta acabou sendo melhor que o esperado e que as horas paralisadas serão compensadas.
Em Guarapuava, a paralisação chegou a 100% em uma agência e a 50% na outra. Na Central, houve paralisação de 20% dos servidores.