22/08/2023
Guarapuava Política

Plano Municipal de Políticas Públicas para Mulheres tem foco em seis eixos

imagem-143407

Da Redação

Guarapuava – Seis eixos estratégicos compõem o Plano Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, lançado nesta quinta feira (05), em Guarapuava. A autonomia econômica e capacitação para o mercado; enfrentamento à violência; saúde integral das mulheres, direitos sexuais e direitos reprodutivos; educação, cultura e qualidade de vida; participação política; direitos humanos, formam o foco das prioridades e ações a serem desenvolvidas em defesa dos direitos das mulheres.

Os objetivos do PEPPM tem até 10 anos para serem executados. A cada ano, serão definidas duas metas por eixo, totalizando 12 objetivos em benefício das mulheres para serem cumpridos no ano seguinte.

A deputada estadual Cristina Silvestri (PPS), esteve no lançamento e disse que o plano consolida Guarapuava como um município atento e preocupado com os problemas sociais que atingem as mulheres.

"Quando a Secretaria da Mulher foi criada em 2013, Guarapuava deu o primeiro passo para o empoderamento das mulheres, uma causa tão importante e que vem ganhando força no mundo todo. Hoje, com o lançamento do plano, o município se consolida nesta luta importante, servindo como modelo, inclusive, para o restante do Estado".

Para Cristina, Guarapuava já mostra bons resultados de políticas exclusivas para as mulheres, como a inclusão de mais profissionais no mercado através dos cursos de capacitação da Secretaria da Mulher. A deputada relembra ainda que a segurança da mulher também é outro ponto que vem sendo trabalhado cada vez mais. Setor este que é beneficiado, inclusive, pela Lei do Botão do Pânico, de autoria da parlamentar.

"Quando fui secretaria de Assistência Social, trabalhei em sintonia com a Secretaria da Mulher e estive bem próxima da realidade das mulheres do município. Agora, como deputada, pude contribuir com o Botão do Pânico, lei que auxiliará mulheres em situação de violência não só de Guarapuava, mas de todo o Estado”.

O plano de Guarapuava foi alinhado ao Plano Nacional de Políticas Públicas para as Mulheres (PNPPM) e ao Plano Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres (PEPPM). Sua criação é resultado de discussões realizadas na II Conferência Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres e o projeto foi desenvolvido através do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Guarapuava e Prefeitura de Guarapuava, através da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.