Bárbara Franco
Guarapuava – Em assembleia realizada no final da tarde desta sexta feira (06), os grevistas guarapuavanos decidiram por encerrar a greve e retornar aos trabalhos nesta segunda (09).
A decisão foi tomada após Tribunal Superior do Trabalho (TST), fazer uma proposta nessa quarta (04), que contempla reajuste de 2,07% (INPC) retroativo ao mês de agosto de 2017, compensação de 64 horas (oito dias) e desconto dos demais dias de ausência, além da manutenção das cláusulas já existentes no ACT 2016/2017. A cláusula 28, que trata do plano de saúde, continua sendo mediada pelo TST. (LEIA MAIS AQUI)
Os servidores afirmam que a proposta acabou sendo melhor que o esperado e que as horas paralisadas serão compensadas. Durante à assembleia em Guarapuava foi aceita por unanimidade a proposta imposta pelo TST, aprovação do desconto assistencial, retorno ao trabalho no dia 9 de outubro e, adoção de contra-medidas para coibir eventuais perseguições decorrentes da greve.
Em Guarapuava, a paralisação chegou a 100% em uma agência e a 50% na outra. Na Central, houve paralisação de 20% dos servidores.