22/08/2023
Educação

Professores de Guarapuava aderem à manifestação nacional

Guarapuava – De acordo com a APP-Sindicato de Guarapuava, em levantamento realizado até o final da manhã em 16 dos 21 colégios municipais da cidade, em média 95% do quadro docente das instituições de ensino aderiram à paralisação em prol de melhores condições para os professores.

Além disso, três ônibus com professores da região Centro-Sul foram a Curitiba participar das manifestações que ocorrem hoje (16). A paralisação de hoje também diz respeito aos funcionários dos colégios. “Mas entre eles, a adesão foi um pouco menor, ficando, em média, em 40%”, comenta a funcionária da APP-Sindicato, Helena Farias.

Em contato por telefone com a redação da Rede Sul, o Núcleo Regional de Educação de Guarapuava informou que a data de hoje consta normalmente no calendário letivo. “Temos também informações de que a maioria das escolas está com atividades normais”, comenta a funcionária do setor de estrutura do núcleo, Marilene Monteiro.

Reivindicações
Entenda as principais reivindicações dos professores:

– Aumento salarial de 25,97% mais reajuste da inflação, para equiparar o salário com demais funcionários estaduais que têm curso superior;
– Mais profissionais para as áreas administrativas e de serviços gerais;
– Imediata posse dos aprovados dos últimos concursos de professores e funcionários;
– Aprovação da Lei Estadual de Sistema de Ensino e da Lei do Cargo de 40 horas.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.