Guarapuava – O deputado estadual Nereu Moura defendeu da tribuna da Assembléia Legislativa, na sessão plenária de hoje (15), a indicação do vice-governador Orlando Pessuti como candidato ao governo pelo PMDB nas eleições de outubro próximo, “o nome é o do Pessuti e não tem mais discussão”. E o parlamentar foi mais longe ainda, afirmando que todas as legendas devem lançar candidaturas próprias aos cargos majoritários, “fato que fortalece a democracia e as próprias agremiações partidárias”.
Nereu Moura, que em nenhum momento vacilou quanto à candidatura Pessuti, fez uma pergunta durante o seu discurso: “por que ter medo de disputar uma eleição?” A grandeza no PMDB do Paraná, organizado nos 399 municípios, com 16 deputados estaduais e oito federais, além da maior quantidade de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores no Estado, são números que, aliados aos índices de aprovação popular da administração Roberto Requião, credenciam o partido à vitória, “e só ganha uma eleição quem disputa”, lembrou ele.
O parlamentar citou ainda que a indicação de Orlando Pessuti foi aprovada em todos os 10 encontros regionais organizados pelo partido, “eventos nos quais o vice-governador foi ovacionado pelas bases partidárias”. Nereu Moura acredita que no momento em que o nome do Pessuti for lançado oficialmente, “a candidatura dele, ao natural, vai crescer”.
Em relação às pesquisas de opinião que hoje não são favoráveis ao vice-governador, o deputado lembrou de pleitos anteriores quando o PMDB saiu atrás e ganhou às eleições, “pois não tivemos medo da disputa e de apresentar o nosso projeto de governo à população”. Um outro fator, que de acordo com o parlamentar favorece bastante o vice-governador, é o fato de conhecer, “que nem a palma da mão”, a realidade do Paraná.
Nereu Moura reforçou mais uma vez que o lançamento da candidatura própria fortalece a democracia e quem ganha é a população do Paraná que terá uma opção a mais, uma proposta a mais para questionar e debater. Este período eleitoral será uma oportunidade, na opinião do parlamentar, para que as políticas sociais do governo Requião, que estão melhorando a qualidade de vida da população, sejam plenamente discutidas com a sociedade.
Finalizando o seu discurso, Nereu Moura disse que “a candidatura Pessuti vai permitir que a esperança continue latente no coração do povo do Paraná”. Na conversa com os jornalistas no comitê de imprensa da Assembléia, logo após o seu pronunciamento, o deputado afirmou que o partido não vai admitir “laranjas”, acreditando “que todos os peemedebistas estarão unidos em torno da candidatura própria ao Palácio das Araucárias”.