22/08/2023
Geral Guarapuava

"Gostemos ou não, a saída para a crise está na política", afirma William Waack

imagem-144272

Da Redação

Guarapuava – O jornalista William Waack, âncora do Jornal da Globo, da Rede Globo, afirmou na manhã desta quinta feira (19) que a saída para atual crise do Brasil está na política. Waack proferiu uma palestra com o tema “Cenários e perspectivas políticas e econômicos” para centenas de pessoas na tenda principal do WinterShow, no distrito de Entre Rios.

Na avaliação do jornalista, a crise pela qual o País passa, teve início há cerca de 30 anos, com a construção de um estado de bem estar social. “Há 30 anos, a preocupação era implantar no Brasil um estado similar ao da Europa, de bem estar social. Porém, não se preocupou em desenvolver as condições para manter esse estado. Ou seja, os anos passaram e chegamos ao limite e o Brasil quebrou. A crise é o fim de um consenso elaborado há 30 anos. A realidade é dura, mas não temos uma economia capaz de pagar as despesas com os gastos sociais. Chegamos a uma situação que não conseguiremos mais cuidar dos velhos e das crianças ao mesmo tempo. Nestes 30 anos, ficamos velhos e não ficamos ricos”, enfatizou o jornalista.

Waack traça um paralelo no aumento dos gastos com o bem estar social e com a falta de planejamento econômico, que foi se agravando com o passar dos governos. “Hoje, estamos numa encruzilhada. O País quebrou e a saída está naquilo que todos nós mais odiamos e desprezamos, que é a política. É preciso que a elite pensante volte a participar da política. Não gostamos do sistema, dos partidos e da política em si na forma em que ela se apresenta. Porém, com a participação e mobilização da elite pensante, este quadro pode ser revertido. A crise é grave e séria. O Governo não tem mais como aumentar as cargas de impostos, pois os empresários já não suportam mais e estão quebrando. Ou seja, não há mais de onde buscar recursos para equilibrar os gatos com as receitas. Por isso, a saída está na política, mas feita com pessoas capacitadas. Quando o Estado quebra, como é o caso do Brasil, não há mais capacidade de investimentos e não existe crescimento sem investimentos”, afirmou.

De acordo com o jornalista, a Operação Lava Jato está sendo fundamental para abrir os olhos da população. “Ela (A Lava Jato) é um divisor de águas. Está fazendo um trabalho fantástico, mas ao mesmo tempo está afastando ainda mais as pessoas da política. E tem que ser o inverso, as pessoas têm que se envolver mais e participar das decisões que podem tirar o País da crise. Somente assim, através da política, o Brasil volta a se desenvolver. Gostemos ou não, a saída para a crise está na política”, concluiu William Waack.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.