Guarapuava – O lançamento oficial do Parque Estadual da Serra da Esperança, ocorrido na tarde de hoje (19), contou com a participação de diversas personalidades da política estadual como o secretário estadual de Meio Ambiente, Rasca Rodrigues (foto), o presidente do IAO, Vitor Hugo Burko, o presidente do Instituto de Águas do Paraná, João Lech Samek, além de vários prefeitos da região.
“O nosso desejo de ver a Serra da Esperança recuperada e preservada é muito antigo e este fato só foi possível através de um trabalho em conjunto. Além disso, contamos com a importante contribuição da Unicentro, que realizou diversas pesquisas sobre a área. Assim conseguimos definir as regiões prioritárias para a criação do parque”, comenta Burko.
Já Rodrigues chamou a atenção para a forma de funcionamento da iniciativa. “O parque será viabilizado através de uma parceria público-privada, sendo que uma empresa, atenta para a necessidade da preservação ambiental, já se responsabilizou pela compra e doação de uma área que integrará o espaço”, informa.
Mais uma vez o secretário abordou a importância da preservação do meio ambiente, assim como havia feito em sua última passagem por Guarapuava, há duas semanas, citando um estudo recente da ONU mostrou que o planeta ultrapassou seu limite há quatro meses.
“Chegamos a um ponto que nossa preocupação precisa estar voltada para a sobrevivência e não mais para a sustentabilidade. É justamente por isso que precisamos preservar o meio ambiente. As árvores, por exemplo, são importantes armas para combater o aquecimento global e a escassez de água”, comenta.
No mesmo evento, também foi feita a apresentação do Plano Estadual de Recursos Hídricos, criado no final do ano passado.
A Serra da Esperança
A Serra da Esperança divide o Segundo do Terceiro Planalto Paranaense sendo que, corta a Costa Oeste Iratiense com o município de Inácio Martins. De acordo com o Decreto Estadual nº 9905 de 27 de janeiro de 1992, a Serra da Esperança faz parte da APA (Área de Preservação Ambiental).
Caracteriza-se por ser uma região montanhosa, e rica em nascentes formadoras dos rios importantes que abastecem as cidades próximas da Serra. Possui o Morro da Ordenança com 950 m. de altura e o Cerro de Nhá Cota, com 1.024 m. Na serra se encontram as principais cachoeiras da região e aves como: papagaio Kuiu-kuiu, gavião-pombo e harpia.
Foto: Nagel Coelho/Rede Sul