Da Redação, com assessoria
Irati/Curitiba – Um dos alunos da Escola Municipal José Siqueira Rosas, da cidade de Irati, ficou em primeiro lugar no concurso de desenho ofertado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-PR), o Programa Agrinho 2017. Nicolas Kubilinski, aluno da professora Clair Trindade Chaicouski, foi premiado nesta segunda (30), no evento que aconteceu no Expotrade, em Pinhais.
Neste ano, o Concurso Agrinho teve como tema “As coisas que ligam o campo e a cidade e o nosso papel para melhorar o mundo”. O desenho que Nicolas produziu foi intitulado como ‘Campo e cidade com qualidade’.
De acordo com a professora Clair, o tema foi amplamente discutido em sala de aula, e os alunos produziram um desenho depois e, por fim, a escola selecionou um trabalho para ser enviado. “O desenho do Nicolas fazia uma relação do campo com a cidade, com agricultores em carros e caminhões levando seus produtos para comercializarem na cidade”, enfatiza ela sobre a ilustração. A professora e o aluno receberam tablets, uma mochila personalizada do Agrinho e outros prêmios.
De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, o município de Irati enviou 22 projetos de redação, desenho e experiência pedagógica nesta edição do Agrinho. “Ficamos todos muito emocionados quando chamaram o Nicolas e falaram do prêmio para a cidade de Irati. Entre tantos trabalhos e projetos de todo o Paraná, foi muito gratificante recebermos esse reconhecimento”, disse a secretária, Rita de Cássia Almeida.
Nesta edição, foram distribuídos 314 prêmios para alunos, professores, diretores, secretários municipais de Educação e chefes de núcleo. O projeto envolveu, ao todo, cerca de 1 milhão de estudantes paranaenses e 80 mil professores. O Agrinho dá visibilidade aos trabalhos de responsabilidade social aplicados em sala de aula.
Cerca de 1.500 pessoas participaram do evento com a participação do governador do Paraná, Beto Richa, vice-governadora do Paraná, Cida Borghet; do ministro da Saúde, Ricardo Barros, secretários de Estado, deputados federais e estaduais.