Da Redação, com Simepar
Guarapuava – A instabilidade atmosférica continua elevada sobre o Sul do Brasil, devido à presença e intensificação de um sistema de baixa pressão sobre o Paraguai (letra B no mapa) e o avanço da frente fria pelo Oceano.
No Paraná, o dia amanheceu com chuvas entre o Oeste, Sudoeste e o Centro-sul, enquanto nos demais setores o tempo muda durante a tarde/noite. São esperados temporais nas diversas regiões do Estado, com grande incidência de descargas elétricas e rajadas de vento acima dos 60 km/h, além de precipitação de granizo. Destaque também para o acumulado de chuva, que ultrapassa os 50 mm especialmente nas regiões mais próximas de Santa Catarina.
No domingo (05), a frente fria se desloca para a região Sudeste do país, mas em níveis mais elevados da atmosfera ainda se observa o ingresso de calor e umidade desde a Amazônia até o Sul do Brasil. Nestas condições, áreas de instabilidade continuam se formando entre o Paraguai, Mato Grosso do Sul e o Paraná. A chuva deve ser mais forte durante o dia entre o Noroeste e o Norte paranaense, setores onde ainda há previsão de descargas atmosféricas. Nas demais regiões do Estado também chove, mas com baixo risco de temporais.
Em Guarapuava, as pancadas de chuvas continuam durante este sábado e permanecem também neste domingo (05), com o sol aparecendo entre nuvens pela manhã. A temperatura máxima não passa dos 23ºC enquanto a mínima fica em 14ºC.
A chuva, segundo o Simepar, ainda deve continuar na segunda (06), quando a mínima cai para 13ºC e a máxima para 23ºC.