22/08/2023
Brasil Educação

Locais de prova do Encceja podem ser conhecidos a partir de hoje

imagem-145503

Da Redação, com MEC

Brasília – Os candidatos que vão fazer o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) poderão consultar o local de prova a partir das 14h desta quarta feira (08), na página do participante. O exame será aplicado no dia 19 de novembro.

Neste ano, 1,5 milhão de pessoas se inscreveram para fazer o Encceja, que é direcionado aos jovens e adultos que não concluíram os estudos em idade própria. Dessas, 301 mil farão provas para o Ensino Fundamental e 1,2 milhão para o Ensino Médio. O exame será aplicado em 564 municípios em todos os Estados.

Os participantes precisam ter, no mínimo, 15 anos completos na data de realização do exame, para quem busca a certificação do Ensino Fundamental. Quem busca a certificação do Ensino Médio tem que ter, no mínimo, 18 anos completos na data de realização do exame.

As provas serão aplicadas pela manhã e à tarde. No turno matutino, os portões abrem às 8h e fecham às 8h45 e as provas serão realizadas das 9h às 13h. No turno vespertino, a abertura dos portões será às 14h30, com fechamento às 15h15 e prova das 15h30 às 20h30.

Os alunos do Ensino Fundamental vão fazer provas de Ciências Naturais, História e Geografia pela manhã e de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Artes, Matemática, Educação Física e redação à tarde. Candidatos do Ensino Médio vão fazer provas de Ciências da Natureza e Ciências Humanas pela manhã e de Linguagens e Códigos, redação e Matemática à tarde.

A partir deste ano, a certificação de conclusão do Ensino Médio só poderá ser feita por meio do Encceja. Até o ano passado, os estudantes com mais de 18 anos poderiam usar o desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para receber o diploma do Ensino Médio.

O Encceja para pessoas privadas de liberdade e jovens sob medida socioeducativa (Encceja PPL) será aplicado nos dias 21 e 22 de novembro.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.