22/08/2023
Esportes

Interior poderá ser beneficiado com a Copa 2014

imagem-14551

Guarapuava – Maior evento esportivo do mundo a Copa de 2014 representa também a visibilidade para o Paraná e a oportunidade de negócios para os municípios do interior.
A observação foi feita pelo Gestor de Cidade Sede para a Copo da Mundo Fifa 2014, Luiz de Carvalho (foto) durante explanação feita a jornalistas paranaenses na manhã de segunda-feira (22), na Arena da Baixada, em Curitiba.
Carvalho lembra que os municípios que têm atrativos turísticos como praias, as Cataratas do Iguaçu, Vila Velha, o Cânion Guartelá ou festas tradicionais, podem receber visitantes que vem a Curitiba para os jogos da Copa. “Haverá um intervalo de dois ou três dias entre um jogo e outro. Os turistas vão querer conhecer as atrações oferecidas”, observa.
Para isso, cada cidade poderá se organizar, preparar o seu setor de turismo receptivo, capacitar pessoas e adaptar a sua rede hoteleira, de gastronomia, de transporte e marketing para atrair visitantes. A previsão de turistas no Paraná durante o período da Copa é de 500 mil.
Cidades que possuem estádios com estrutura adequada podem receber seleções para treinamentos. “Junto com essas delegações chegam jornalistas”, lembra Carvalho. Além disso, as cidades podem promover eventos paralelos e obter benefícios, sem precisar fazer grandes investimentos. Os recursos necessários, porém, estão sendo disponibilizados pelo Ministério do Turismo.
“ A Copa é 100% negócios que tem um único objetivo: o lucro. Mas qualquer atividade que se relacione com a Copa é preciso ter a aprovação prévia da autoridade competente”, alerta Carvalho.
Curitiba já começou a “colher os louros” da visibilidade. “Recebemos comitivas de outros países e de empresas em busca de oportunidades e isso tem um valor incalculável”, afirma Carvalho.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.