22/08/2023
Mundo

Foto da Hora | Terremoto violento na fronteira Irã-Iraque

imagem-145828

Da Redação, com agências

Um terremoto de 7,3 graus de magnitude em uma área montanhosa na fronteira entre Irã e Iraque deixou até o momento, pelo menos 328 mortos e 2.530 feridos, com deslizamentos de terra que dificultam os trabalhos de emergência. Imagens exibidas pelos canais de televisão mostram as pessoas tentando fugir de um edifício de Seleimaniya, norte do Iraque, no momento da catástrofe.

Outras imagens da cidade vizinha de Darbandajan mostram muros e outras estruturas desabando. O tremor aconteceu a uma profundidade de 25 km, quase 30 quilômetros ao sudoeste da cidade de Halabja, na província iraquiana de Suleimaniya, de acordo com o Centro Geológico dos Estados Unidos (USGS). 

O terremoto foi registrado no domingo às 18h18 GMT (16h18 de Brasília) e também afetou o Irã, onde estão a maioria dos mortos e feridos, e a Turquia, onde não provocou vítimas ou danos.

No Iraque, o tremor deixou sete mortos na província de Suleimaniya, que fica na região do Curdistão iraquiano.
Quatro pessoas faleceram na localidade de Darbandajan, 60 km ao sul da cidade de Suleimaniya, onde outras 50 ficaram feridas, informou o prefeito Naseh Mula Hasan. 

"Uma criança e um idoso morreram e 105 ficaram feridas na região de Kalar", afirmou o diretor do hospital da localidade, mais ao sul. 

Por toda a província, os moradores correram para as ruas durante o terremoto e foram registrados danos materiais. 

O tremor atingiu todas as províncias do Iraque e fo sentido na capital Bagdá por 20 segundos.
 

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.