22/08/2023
Política

Deputado diz que Bolsa Combustível poderá se transformar em Vale Campanha

imagem-14592

Brasília –  O deputado Cezar Silvestri (PPS-PR) criticou, esta semana, o decreto presidencial que concede indenização a seis mil comissinados do governo federal pelo uso de veículo próprio para executarem serviços externos de interesse da administração.
Segundo ele, a Bolsa Combustível, como está sendo chamado o decreto publicado na última segunda-feira, pode ser transformada em “Vale Campanha” para turbinar a candidatura da ministra Dilma Rousseff nas eleições presidenciais de outubro.
“É mais uma utliização da máquina pública pelo governo Lula para beneficiar a campanha da ministra-candidata do Palácio do Planalto”, disse Silvestri, ao taxar de “eleitoreira” a medida que, de acordo com cálculos da asssessoria do PPS, poderá representar um prejuízo de até R$ 25 milhões por ano aos cofres públicos.
A Bolsa Combustível, que já era oferecida aos funcionários de carreira, agora também está disponível para os apadrinhados do PT. Eles ocupam, segundo o próprio Ministério do Planejamento, 26,9% dos cargos DAS (Diretoria e Assessoramento Superior). O valor que pode ser pago a cada comissionado é estimado em R$ 374 por mês, ainda segundo levantamento do PPS.
Para Silvestri, a indenização via decreto não tem outro objetivo senão dificultar o controle de gastos públicos pelo Congresso Nacional e TCU (Tribunal de Contas da União). “O desrespeito [do governo] é flagrante não só com a utilização de recurso públicos, mas também com as lei eleitorais, já que o presidente Lula faz de tudo para alavancar a candidtura da ministra Dilma”, disse.
O deputado acusou ainda o governo federal de usar a máquina pública de forma descarada para beneficiar Dilma, como se não existissem regras ou leis, com a condescendência do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). “O Bolsa Combustível pode se transformar em Vale Campanha quando a disputa eleitoral estiver efetivamente nas ruas”, advertiu Silvestri.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo